Qualidade

Acreditação Hospitalar e sua realidade

Por Fabio Lobo | 04.02.2011 | 3 comentários

Com a evolução da ciência administrativa e a constante preocupação das empresas em relação aos seus concorrentes, o avanço do mercado exige por parte das empresas a busca pela eficácia e efetividade para manter  o alto grau de competitividade no mercado.

Na área da saúde esta realidade não é diferente, o alto grau de competitividade no mercado é realizado pela busca constante dos selos de qualidade e acreditações.

Podemos citar como exemplo a Joint Commission Internacional, a principal organização de acreditação em saúde dos Estados Unidos, por sinal uma organização muito bem conceituada, com pouquíssimas instituições no Brasil que receberam sua acreditação.

Os critérios de acreditação são metas internacionais de segurança e envolvem pacientes, familiar, diagnóstico, tratamento, recursos materiais e humanos.

Nós profissionais da saúde, que trabalhamos em instituições que buscam a melhoria continua, lidamos com o fantasma das auditorias, sempre temos que nos preparar para responder todo tipo de questionamentos do auditor sem titubear para que não seja gerado uma não conformidade.

Posso ser um tanto quanto radical, isso faz parte da minha busca pela excelência no atendimento médico das instituições, por isso me permitam levantar algumas questões, que vão além da acreditação em si:

  • As instituições (acreditadas) realmente  atuam com todos os princípios do órgão acreditador após auditoria?
  • O que acontece com os funcionários que geram uma não conformidade grave?

Na realidade vejo  que após a auditoria os armários que escondem os problemas são abertos, e os funcionários que não existiam (apareciam)  no momento da auditoria aparecem e tudo volta a ser como era antes.

Após 6 meses começamos novamente os preparativos para próxima auditoria. É nesse momento que os gestores irão escolher quem será escondido e  o que vai desaparecer.

O funcionário que gera uma não conformidade, dependendo da gravidade, não vai para reciclagem, ele é demitido, porém nunca ninguém assume que sua demissão foi devido a esta não conformidade.

A Acreditação para o cliente/paciente deveria ser uma garantia de qualidade. Pena que ele não é o padrão nos 365 dias do ano.

Compartilhe!