Qualidade

A importância da Unidade de Nutrição Dietética para Qualidade na Saúde

Por Roberta Massa | 21.08.2011 | 1 comentário

Quando falamos em qualidade na saúde, logo pensamos em um atendimento humanizado, equipamentos com tecnologia de ponta onde os diagnósticos são cada vez mais precisos e menos invasivos, e priorizando o aconchego e conforto fornecidos pelo serviço da hotelaria hospitalar.

Um assunto não tão discutido, porém de extrema importância para a qualidade são os serviços prestados pela UND (Unidade de Nutrição e Dietética), que dentro do ambiente hospitalar esta inserida como um subsistema do sistema hospitalar.

Objetivos da Unidade de Nutrição e Dietética

 Seu objetivo é produzir bens e serviços relacionados e assistência dietoterápica embasada em fundamentos técnico-administrativos e científicos, contribuindo para a cura e/ou restabelecimento dos pacientes.

Por se tratar de dietas com restrições, muitas vezes as refeições não são saborosas, fazendo com que os pacientes após sua alta ou até mesmo enquanto internados  questionem os serviços de nutrição colocando-os como ponto crítico para ser melhorado.

Comida de hospital, sinônimo de comida ruim

Quem nunca escutou a frase “essa comida esta tão ruim, igual à comida de hospital”, esta cultura se arrasta durante anos e o grande desafio dos hospitais de é eliminar definitivamente essa impressão negativa dos pacientes.

Para que esta imagem possa ser mudada os hospitais investem no serviço de gastronomia hospitalar,  onde as refeições são elaboradas com muita criatividade e talento, mesmo havendo restrições alimentares impostas pelos médicos e nutricionistas. A verdade, é que é possível preparar refeições diferenciadas com qualidade e muito sabor. 

Individualizar o tratamento

 As refeições são elaboradas com as restrições necessárias, porém o paciente recebe um tratamento totalmente individualizado, respeitando as necessidades do seu tratamento e o satisfazendo ao mesmo tempo. Isso se tornou possível graças à evolução na qualidade sanitária, que permitiu a implementação de novas técnicas nos processos, mais o avanço da tecnologia de informação e dos equipamentos que facilitaram os processos produtivos.

Os investimentos para criação de uma Unidade de Nutrição e Dietética diferenciada em um hospital pode ser alto, porém se a instituição busca a qualidade e satisfação dos seus clientes/pacientes, o seu retorno será significativo.

Quem busca qualidade de serviços se tornará fiel a instituição e nas próximas oportunidades  certamente o irá procurar  para receber  o mesmo atendimento diferenciado e humano.

Até a próxima

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baice agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!