Educacional

Cremesp e Sírio-Libanês promovem simpósio internacional

Por Roberta Massa B. Pereira | 22.01.2016 | Sem comentários

Em encontro realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o presidente da Casa, Bráulio Luna Filho, recebeu  Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Na pauta da visita, o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina, que será realizado pelas duas entidades no dia 18 de fevereiro.

Durante o evento, espera-se que a troca de experiências seja o eixo das discussões para o aprimoramento das avaliações existentes. O principal objetivo é apresentar e discutir os modelos de exames utilizados para medir a qualidade da formação médica em instituições públicas e privadas no Brasil, seus resultados e possíveis caminhos de aprimoramento.

Os debates terão como base as experiências na realização do exame do Cremesp, aplicado há 11 anos a todos os médicos formados dentro do Estado de São Paulo; do IEP/HSL, que há três anos desenvolve projeto em parceria com a National Board Of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos; e também do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Saúde.

A prova aplicada anualmente pelo Cremesp reúne 120 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética.

As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Conselho, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

Segundo o presidente do Conselho, Bráulio Luna Filho, “o mau desempenho no Exame, não implica impedimento na obtenção do registro profissional no Conselho. Mas, a partir deste 2016, diversas instituições de ensino e Saúde do Estado de São Paulo passarão a considerar a avaliação do Cremesp como um dos critérios de seleção nos programas de Residência Médica ou a postos de trabalho em renomadas instituições de saúde.”

Maiores informações e inscrição clique aqui

Fonte: CREMESP-22.01.2016

 

Compartilhe!