Tecnologia

Cirurgião cria ‘Uber’ de consultas médicas em Brasília

Por Roberta Massa | 22.02.2016 | Sem comentários

O serviço funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana. O usuário aponta a localização e chama o profissional. O aplicativo aciona o médico mais próximo para o atendimento, que chega em no máximo uma hora.

O custo é descontado no cartão de crédito. O criador do aplicativo, o médico Marco Antônio, diz que a ideia surgiu depois de ele ficar cinco horas em uma emergência como acompanhante de um paciente.

“A plataforma não exige do médico o compromisso de ficar online. Então, a gente quer que ele [profissional] fique online na hora vaga dele. Não queremos que ele saia de nenhum emprego ou nenhum consultório que ele esteja pra consultar”, explica.

A psicóloga Cristine Fidelis acionou o “Dokter” após desenvolver sintomas de gripe. “Eu estava com tosse. Achei que estava com o peito meio cheio, né? Aí, eu chamei”, diz. Por ter uma filha pequena, a mulher também apostou no aplicativo por conta da comodidade.

“Eu estou com uma bebê de seis meses em casa. Imagine o tempo que demoraria paara ser atendida no hospital? Provavelmente pegaria a pulseirinha verde, que não é emergência. Com ela [filha] no colo, seria bastante complicado. Para mim foi bem prático.

O empresário Rafael Lucyk utilizou o aplicativo para socorrer o filho de 3 anos. A maior preocupação, segundo ele, era saber sobre qual médico iria fazer o atendimento. “No serviço, podemos avaliar os especialistas depois do atendimento. Se não fizeram um bom atendimento, tenho certeza de que eles não irão continuar atendendo. Fico mais tranquilo.”

Todos os médicos cadastrados têm registro no Conselho Regional de Medicina. Segundo o criador do aplicativo, o serviço não atende casos de emergência.

“Se você achar que está correndo um risco sério de vida, por favor procure o Samu ou o Corpo de Bombeiros ou ambulância particular para te levar ao pronto socorro mais próximo”, diz o cirurgião.

Fonte: G1: 22.02.2016

Compartilhe!