Gestão

Aos 92 anos, médico de Mogi ainda atende e descarta aposentadoria

Por Roberta Massa | 28.02.2016 | Sem comentários

Nobolo Mori diz atender a quarta geração de algumas famílias. 

Aos 92 anos, o médico Nobolo Mori, de Mogi das Cruzes (SP), trabalha todos os dias, de manhã e à tarde, em um hospital particular da cidade.

Enquanto a maioria das pessoas sonha com a aposentadoria, ele e alguns colegas não pensam em pendurar o estetoscópio.

Para Mori, já são 62 anos dedicados à medicina. Mesmo com o aumento do número de médicos na cidade, ele diz que pacientes não faltam.

Especialmente, os mais antigos. “Tem famílias que estão na quarta geração e eu continuo fazendo o atendimento de todos.”

Para o médico é preciso ser útil enquanto está vivo. “A medicina é uma maneira de ser útil. O médico dá a sua vida para salvar vidas.

Desde que se formou em 1953 na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, não parou mais. “Em 1954 comecei a trabalhar como médico em Mogi das Cruzes. Meu pai era lavrador e queria que eu fosse médico”, conta Mori.

Ele diz que ao chegar na cidade, onde os pais já moravam, foi trabalhar na Santa Casa. “Naquela época no hospital só tinha o Doutor Rosa, Milton Cruz, Nelson Cruz e Nelson Straube.

A gente trabalhava dia e noite na Santa Casa. E tinha muito chamado até a casa de paciente. Eu ia muito no Cocuera atender as famílias japonesas porque sou descedente também e falo o idioma”, lembra.

O atendimento ao paciente naquela época fazia toda a diferença, destaca Nobolo Mori. Isso por causa da falta de exames tão avançados quanto hoje. “A gente  tinha que saber os nomes de remédios, os nomes das doenças, os sintomas e pedir exames de laboratório para poder diagnosticar melhor, como sangue, urina e fezes.” Nobolo Mori acompanhou a evolução da medicina em Mogi das Cruzes.

Além de atender, ele idealizou e construiu um hospital na cidade que foi inaugurado em 1962. “Fiz o hospital porque tinham poucos e precisava de mais vagas. Aí decidi fazer o hospital.

O desafio foi bom para mim e outros colegas que fundaram a unidade comigo.”

Fonte: G1-28.02.2016

 

 

Compartilhe!