Pfizer, J&J e Merck avaliam tecnologias para vacina contra Zika
Por Roberta Massa | 03.03.2016 | Sem comentáriosA Pfizer Inc, Johnson and Johnson e Merck & Co Inc informaram que estão avaliando suas tecnologias ou vacinas existentes para potencial combate ao Zika, doença que se transmite rapidamente e possui relações com problemas de má-formação cerebral em bebês no Brasil.
Vários laboratórios e universidades estão tentando produzir uma vacina para o Zika, declarado emergência de saúde internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por conta de sua ligação com microcefalia.
Mas cientistas e especialistas disseram que a produção de uma vacina segura e eficaz irá levar tempo.
“A Pfizer está atualmente analisando seu portfólio de vacinas existentes em resposta ao surto do Zika para ver qual papel podemos desempenhar”, disse à Reuters, por e-mail, a porta-voz da Pfizer Sharon Castillo.
A japonesa Takeda Pharmaceutical Co Ltd informou nesta quarta-feira que criou uma equipe para investigar como pode ajudar a fazer uma vacina, um dia após a Sanofi SA informar que irá iniciar um programa de vacina para o Zika.
Enquanto isso, o primeiro caso conhecido de transmissão no vírus nos Estados Unidos foi relatado no Texas na terça-feira por autoridades de saúde local.
A Merck, que ajudou a desenvolver a primeira vacina bem-sucedida de Ebola, informou na terça-feira que está trabalhando com parceiros públicos de saúde para ver como seu conhecimento pode ser útil.
Fonte: Abimed-03.03.2016