A ética sob o olhar da saúde no Brasil
Por Roberta Massa | 20.04.2016 | Sem comentáriosPrincipais nomes do setor debatem, em Porto alegre, o papel da ética na sustentabilidade da saúde
Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês; Marcos Bosi Ferraz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Fleury e professor adjunto da Escola Paulista de Medicina (Unifesp); e Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram ao lado de Mohamed Parrini, superintendente do Hospital Moinhos de Vento e Alceu Alves da Silva, superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, entre outros palestrantes, no seminário “Ética: A sustentabilidade da saúde no Brasil’, realizado hoje, 19 de abril, em Porto Alegre/RS.
“Nosso objetivo é promover reflexões e debates sobre a estreita correlação entre atitudes e posturas éticas e a viabilidade do sistema de saúde”, afirmou Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), realizadora do evento.
O seminário em Porto Alegre faz parte de um programa de encontros regionais, cuja finalidade é preparar o debate para o 4° Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados), que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro. E, a exemplo do Conahp, o evento de Porto Alegre foi pautado em três eixos temáticos: a ética nas relações entre pacientes, hospitais e equipes de saúde; a ética nas organizações e modelos de governança; e a ética nas escolhas em saúde.
“A Anahp, ao abordar esse tema, almeja contribuir para a construção de um futuro mais sólido e promissor para a saúde brasileira. Nesse sentido, a participação de todos os envolvidos de alguma forma com a saúde, seja por meio da assistência, da gestão e outros, foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa da entidade”, enfatizou Balestrin.
Anahp
Criada em 2001, a Anahp conta hoje com 80 associados entre hospitais e empresas especializadas em Home Care e representa instituições reconhecidas pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar. A Anahp tem função estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil.
Em 2015, a receita bruta estimada dos 77 hospitais associados da Anahp atingiu R$ 21,6 bilhões. Hoje, somam mais de 18.200 leitos, sendo 3.650 em UTI – aumento justificado pela chegada de novos integrantes, além da ampliação de alas e unidades de algumas instituições.
Fonte: WN&P Comunicação, Imagens Anahp/Gustavo Rampini – 20.04.2016