Saúde

Hospital de Câncer de Barretos desiste de fechar unidade de Fernandópolis

Por Roberta Massa | 04.07.2016 | Sem comentários

O Hospital de Câncer de Barretos recuou e anunciou que não irá mais fechar a unidade de Fernandópolis (a 555 km de São Paulo) a partir de julho.

O anúncio de que a unidade seria fechada em um prazo de 30 dias foi feito no último dia 1º pelo gestor do hospital, Henrique Prata, devido à dificuldade financeira para manter as unidades de Fernandópolis e Jales sem credenciamento do governo.

Cada uma das unidades tem custo mensal de cerca de R$ 500 mil.

Prata afirmou em entrevista coletiva que a decisão de não fechar a unidade de prevenção de Fernandópolis foi tomada após obter a informação de que seria feito o credenciamento de uma das unidades. Fernandópolis presta serviços para mais de 95 cidades.

Nesta quarta-feira (29), Prata se reuniu com o presidente interino, Michel Temer (PMDB), e recebeu dele a confirmação de que haveria o credenciamento.

“Eu quero esclarecer as medidas que me levaram a falar sobre o fechamento. Foi um pedido de socorro. Faz seis anos que a unidade de Jales existe e três, a de Fernandópolis, sem credenciamento. Eu estava tentando achar caminhos para continuar com o trabalho, mas em virtude da crise, da falta de recursos, estava se tornando insustentável continuar sem o credenciamento do SUS”, afirmou Prata na coletiva.

Segundo ele, com o credenciamento inicialmente da unidade de Jales, já é possível evitar o fechamento de Fernandópolis.

Inaugurado em 2013, o instituto de Fernandópolis realiza exames preventivos de câncer de colo de útero, de pele, de próstata e de boca. Por mês, são mais de 3.000 atendimentos na unidade.

Com 3.000 metros quadrados de área construída, a unidade tem inclusive um centro cirúrgico para pequenas operações e biopsias. Possui estrutura que comporta 50 mamografias e 40 ultrassons por dia, além de 20 biopsias semanais.

O instituto de Fernandópolis atua em conjunto com uma das unidades móveis do hospital, que atende a região da DRS (Departamento Regional de Saúde) 15.

Estrutura

Maior instituição oncológica do país, o Hospital de Câncer de Barretos tem atualmente oito unidades no país –incluindo Fernandópolis e Jales–, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Para ter atendimento na sede, pacientes viajam até 3.000 km -incluindo de regiões como Norte e Nordeste do país.

Fonte: Folha de São Paulo-04.07.2016.

Ebook Planejamento Estratégico na Área da Saúde, baixe agora por apenas R$9,90.

Compartilhe!