Saúde

Icesp usará robôs para ensinar cuidado em casa a pacientes e familiares

Por Roberta Massa | 10.08.2016 | Sem comentários

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) vai usar bonecos robôs que imitam sintomas e sinais vitais de humanos para dar aulas aos pacientes e a seus cuidadores após a alta hospitalar.

“O paciente recebe auxílio de diversos profissionais enquanto está no hospital. Mas, na hora que vai embora, fica inseguro sobre como continuar o cuidado”, diz Wania Regina Mollo Baia, diretora geral de assistência do Icesp.

A ideia é oferecer aulas teóricas e práticas sobre como manusear e higienizar curativos e dispositivos como sondas, drenos e cânulas de traqueostomia. Enfermeiros vão selecionar os pacientes. “Muitos pacientes chegavam com sondas obstruídas ou precisavam de uma nova traqueostomia por falta de cuidados”, diz Baia.

Os bonecos, que fazem sons cardíacos, movimentos pulmonares, transpiram e tossem, são voltados ao ensino médico.

O treinamento para paciente será realizado no Centro de Simulação Realística em Saúde do Icesp.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.

A novidade foi anunciada na cerimônia de entrega do 7º Prêmio Octavio Frias de Oliveira, que ocorreu nesta terça (9), no teatro da Faculdade de Medicina da USP.

A láurea leva o nome do publisher da Folha, morto em 2007. Seus filhos Otavio Frias Filho, diretor de Redação, e Maria Cristina Frias, colunista, representaram o jornal no evento.

Na categoria Pesquisa em Oncologia, venceu estudo liderado por Adriana Franco Paes Leme, do Laboratório Nacional de Biociências, que mostrou que proteínas da saliva ajudam a avaliar a progressão do câncer de boca.

Na categoria Inovação Tecnológica, a vencedora foi pesquisa liderada por Ana Marisa Chudzinski-Tavassi que mostrou que uma proteína da saliva do carrapato-estrela tem ação antitumoral.

Uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica nacional União Química criou uma droga com base na pesquisa.

O médico Aristides Pereira Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana contra o Câncer, foi o premiado na categoria Personalidade em Destaque.

Fonte: Folha de São Paulo-10.08.2016

 

Compartilhe!