Saúde

Série “Unidade Básica” conta com curadoria de conteúdo do Hospital Sírio-Libanês

Por Roberta Massa | 09.09.2016 | Sem comentários

Além de orientar a produtora Gullane nos temas médicos abordados, hospital é um dos patrocinadores da série que estreará no Canal Universal.

O Canal Universal estreia no dia 11 de setembro, às 22h, a primeira série de ficção original sobre a área da saúde: Unidade Básica. A série, produzida pela Gullane e dirigida por Carlos Cortez e Caroline Fioratti, retrata a rotina de uma Unidade Básica de Saúde da periferia de São Paulo.

A produção contou com a consultoria de profissionais do Hospital Sírio-Libanês para a escolha e abordagem dos temas que compõem os oito episódios da primeira temporada.

O roteirode Unidade Básica é de Newton Cannito e a produção da série teve o apoio do Hospital, que é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS). O Hospital Sírio-Libanês também é um dos patrocinadores da série.

A consultoria para a série incluiu, ainda, uma oficina de trabalho com um grupo de docentes dos Projetos de Apoio ao SUS executados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

“A série irá mostrar o importante trabalho feito nas Unidades Básicas de Saúde, reconhecendo sua relevância dentro da estrutura de assistência às famílias atendidas pela rede pública”, explica o CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap. “É importante levar ao conhecimento do público os desafios vividos e o comprometimento desses profissionais em todo o País.”

“Estamos muito orgulhosos de produzir uma série brasileira que fala sobre a humanização da medicina”, diz Fabiano Gullane, sócio-diretor da produtora Gullane.

unnamed-5

O universo de Unidade Básica

Assim como na vida real, a Unidade Básica da série conta com equipe médica, enfermeiros e um agente comunitário, o Malaquias (Vinícius de Oliveira), que auxilia o Dr. Paulo (Caco Ciocler) e a Dra. Laura (Ana Petta) a conhecer e entender o entorno familiar dos pacientes a fim de identificar as causas e eventuais soluções para cada caso. Beth (Carlota Joaquina) é enfermeira e gestora da UBS e Samara (Bianca Müller) é a estagiária.

O enredo da série gira, inicialmente, ao redor das diferenças entre o modelo de atendimento do experiente Dr. Paulo, que acredita na medicina humanizada, e da recém-formada Dra. Laura, que enxerga a medicina como uma ciência exata, discussão recorrente entre profissionais da área.

Em cada episódio, a equipe tem de lidar com um caso diferente que retrata situações com as quais a equipe da UBS lida todos os dias, como pacientes com diabetes, infecções, hipertensão arterial e nível sanguíneo de colesterol alto. São exemplos de patologias que acometem a maioria da população e que podem ser facilmente tratadas por meio de um acompanhamento na UBS.

Indicação de leitura: Ebook Lean Six Sigma em Saúde

Sobre o Hospital Sírio-Libanês

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL) é uma instituição filantrópica brasileira, fundada em 1921, que desenvolve ações integradas de assistência social, de saúde, de ensino e de pesquisa. Referência internacional, o Hospital Sírio-Libanês une a excelência médica e tecnológica com o tratamento humanizado, beneficiando milhares de pacientes que buscam diagnóstico e tratamento em mais de 60 especialidades.

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa tem como missão gerar e difundir conhecimentos e capacitar profissionais de todo o Brasil. Além disso, atua no sentido de ampliar e incorporar novas tecnologias, contribuindo para a assistência à saúde. Na área de Responsabilidade Social, a SBSHSL também atua como parceira do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), nas áreas de ensino, pesquisa e assistência em saúde. Também possui contratos com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de São Paulo, para a gestão de unidades públicas de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Sírio Libanês-09.09.2016.

Compartilhe!