Gestão

Rede São Camilo de São Paulo garante mais segurança para a área assistencial

Por Roberta Massa | 10.10.2016 | Sem comentários

Manter um atendimento de qualidade é, sem dúvida, um desafio para as instituições de saúde.

Em uma rede de hospitais, onde o volume de atendimento no pronto-socorro é um dos mais expressivos da cidade, o desafio é ainda maior.

Diante desse cenário, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo sentiu a necessidade de adotar uma tecnologia que auxiliasse no processo de cuidado.

Garantindo agilidade, segurança e, acima de tudo, qualidade na assistência ao paciente.

O resultado disso foi o recebimento da premiação do HIMSS EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) estágio 6 entregue pela Healthcare Information and Management Systems Society Analytics, na última terça-feira (04), em São Paulo.

A rede, composta pelos hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga, já contava com o sistema MV para controle de processos administrativos e financeiros de maneira integrada.

Para a área assistencial, optou então por mais uma solução MV.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) proporcionou às três unidades mais eficiência nos processos clínico-assistenciais.

Isso sem contar o aumentando da satisfação e da confiança dos pacientes.

prontuario-eletronico

“Causa um impacto muito positivo no cliente quando ele vai a uma consulta e o médico já tem todo o seu histórico.

Desde a última data em que ele esteve na instituição até as medicações que foram prescritas”, afirma Klaiton Simão, diretor de TI da Rede São Camilo de São Paulo.

O PEP da MV tem facilitado a rotina de trabalho de 4 mil médicos, além de outros profissionais da saúde.

Hoje é possível registrar de forma mais segura e descomplicada todos os procedimentos realizados, eliminando a possibilidade de extravio de informações.

Com uma interface intuitiva e customizável, a adesão ao seu uso foi bastante satisfatória.

“Por se tratar de uma ferramenta web, o PEP possui um grande diferencial no mercado, sem falar da sua configuração que é bastante amigável”.

Diz Ana Cristina Nóbrega, gerente de Projetos de TI da rede.

Outro ganho significativo com a utilização do prontuário eletrônico foi na eficiência operacional, por meio da otimização da capacidade instalada.

O suporte oferecido pela ferramenta contribuiu para aumentar a taxa de ocupação e o número de atendimentos.

Isso sem comprometer o tratamento do paciente e sem aumentar necessariamente o número de leitos.

Para Klaiton Simão, é importante ampliar a quantidade de leitos oferecidos, mas é preciso cautela.

“O aumento de leitos deve vir acompanhado de eficiência operacional senão temos um problema de resultado financeiro”, explica.

É preciso diminuir os custos e aumentar receita.

Atualmente, os hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga atendem mensalmente mais de 60 mil pacientes em urgência e emergência.

O Hospital também realiza cerca de 20 mil consultas ambulatoriais.

Com o processo assistencial 100% informatizado, as unidades contam com outras soluções que auxiliam em todos os processos relacionados à admissão do paciente.

A Classificação de Risco, que organiza o fluxo de atendimento de acordo com a prioridade do paciente;

O Painel de Chamada, que viabiliza ao paciente um maior entendimento sobre as etapas do atendimento;

A solução de Gestão de Fluxo, que permite à instituição o monitoramento de cada fase do atendimento do pronto-socorro.

Fonte: ANAHP- 10.10.2016.

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