Sírio Libanês debate sobre integração multiprofissional no atendimento a pacientes críticos
Por Roberta Massa | 17.02.2017 | Sem comentáriosNeste contexto, a I Jornada do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Cuidado ao Paciente Crítico, realizada no dia 13 de fevereiro pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), teve como temática central a “Assistência ao Paciente Crítico sob a Perspectiva Multiprofissional e Ampliada”.
A jornada foi destinada aos alunos dos programas de residência do Hospital Sírio-Libanês e também a tutores, preceptores, gestores e outros colaboradores.
Também participaram as equipes do Hospital Municipal Menino Jesus e do Hospital Geral do Grajaú, unidades públicas que têm a gestão feita pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
No total, 150 profissionais – de áreas como enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina intensiva, nutrição e psicologia – estiveram presentes no evento, que debateu as melhores práticas vivenciadas durante a residência, a fim de ressaltar o cuidado integrado com foco no paciente e estimular o contato entre os integrantes dos programas do HSL.
De acordo com o fisioterapeuta Wellington Yamaguti, um dos coordenadores, hoje, na área da saúde, há a percepção de que, além do desenvolvimento de habilidades técnicas, é essencial o constante aperfeiçoamento das competências atitudinais (soft skills), para a promoção de um cuidado diferenciado e que vá ao encontro das necessidades psicossociais e biológicas do paciente.
Dessa forma, o aspecto comportamental esteve presente em diversas abordagens durante a Jornada, evidenciando a importância do assunto.
Para Yamaguti, o evento foi um marco para a instituição pela participação ativa dos residentes no planejamento, construção e execução do programa com a coordenação e equipe de tutores.
“A utilização de simulação realística como ferramenta para a formação do profissional de saúde” e “Intervenções multidisciplinares para o paciente crítico oncológico”.
A coordenação do evento, que também contou com a nutricionista Érika Suiter e a enfermeira Stella Sartori, tem a perspectiva de ampliar a participação para o público externo, visando a integração entre os programas de residência em saúde das diversas instituições de saúde do País e a ampliação do escopo temático.