Qualidade

Mercado exige profissional de enfermagem com experiência em qualidade e segurança

Por Roberta Massa | 17.03.2017 | Sem comentários

Quem está conectado com a movimentação do mercado de trabalho pode perceber que muitas das vagas oferecidas atualmente solicitam como pré-requisito o conhecimento e a experiência em acreditação.

Essa nova exigência demonstra que um profissional detentor deste tipo de conhecimento pode se destacar dentre os demais, aumentando suas chances nos processos seletivos mais concorridos.

“A acreditação estimula os profissionais a pensar diferente, a adotar outro modelo mental, mais integrado, mais processual e menos executor de tarefas”, afirma Nancy Yamauchi, coordenadora de Educação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado brasileiro da Joint Commission International, a JCI, maior agência acreditadora da qualidade e segurança em saúde do mundo.

Para ela, uma especialização em acreditação ajuda, por exemplo, a aumentar a consciência para o fato de que os seres humanos são passíveis de falhas.

“Obviamente, não desejamos cometer erros ou falhas, mas isso pode acontecer com qualquer profissional de saúde, principalmente aquele que não tem conhecimento ou consciência sobre riscos.

E este fato independe de seu grau de instrução ou do cargo que exerce”, ressalta.

“Os profissionais que têm experiência e conhecimento sobre qualidade e segurança são atualmente os mais valorizados pelas empresas e mercado em geral.

Então qual dirigente não gostaria de ter em sua instituição um profissional que consegue agir preventivamente, ou seja, consegue atuar para que erros graves não aconteçam?”, argumenta, complementando que, aliado às competências de liderança, este profissional torna-se extremamente valioso, porque, “além de saber como evitar erros, ele ainda consegue influenciar os demais através de seu estilo de liderança, usando uma abordagem educadora”.

Pensando em oferecer mais uma forma de preparo a esses especialistas que atuam nesta área da saúde cada vez mais exigente e valorizada, o CBA, em parceria com o Coren/Educação-SP e Expansão Eventos, organizou um encontro visando esclarecer os novos rumos desses profissionais.

“Na primeira parte do encontro científico, abordaremos alguns conceitos e reflexões imprescindíveis para a compreensão do contexto geral dos programas de qualidade nas instituições de saúde e porque a experiência em acreditação tem sido tão valorizada no mercado de trabalho”, comenta Soraya Blumer, educadora do CBA e palestrante do evento.

A segunda parte será dedicada a mostrar que, por trás de todo o papel conceitual, existe um elemento essencial para o sucesso de qualquer projeto de qualidade e segurança.

“Nosso objetivo é expor que a cultura da qualidade vai além da metodologia da acreditação e depende de como as pessoas pensam, agem, se relacionam e fazem a leitura dos valores da instituição. Ou seja, aspectos sociais, culturais, inter e intrapessoais, entre outros pontos importantes”, comenta Soraya.

O evento pretende ajudar os participantes aumentando sua bagagem de conhecimento, provocando-os a refletir para ampliar sua visão e evoluir como líderes e profissionais.

“E, principalmente, ver que é possível e é mais simples do que imaginam, pois a acreditação é algo ainda cercado de muitos mitos e falsos conceitos que mais atrapalham do que ajudam nos esforços de construção de instituições mais seguras e de qualidade”, explica Nancy Yamauchi.

“Podemos ser profissionais da qualidade, independente de nossa função primária na instituição e termos orgulho dos processos, sistemas, comportamentos e grau de segurança da instituição onde atuamos”, enfatiza Soraya Blumer.

Essa discussão será foco do evento Acreditação e Desafios da Qualidade que será realizado dia 31 de março, no COREN-SP.

Informações e inscrições pelo http://www.expansaoeventos.com.br/cba/ficha-de-inscricao/.

Outras informações pelo tel. (11)5081-7718.

O evento será ministrado pelas enfermeiras Nancy Yamauchi e Soraya Blumer. Saiba quem são elas:

 

Nancy Yamauchi: Enfermeira graduada e pós-graduada em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem da USP, licenciada plena pela Faculdade de Educação da USP, Mestra em Administração pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Coordenadora de Educação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), membro do Conselho de Acreditação da International Society for Quality (ISQua), docente dos cursos de pós graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Soraya Blumer: Enfermeira graduada e pós-graduada em Clínica Médico-Cirúrgica pela UNIFESP, Diretora da Treinare – Desenvolvimento de Pessoas, Coach profissional, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Palestrante e facilitadora em programas de capacitação de enfermeiros e consultores técnicos para a área de vendas e marketing, hospitalidade, imagem profissional e liderança.  Educadora do Consórcio Brasileiro de Acreditação, docente dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein e COREN Educação-SP.

Fonte: SB-Comunicação-17.03.2017

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde

 

Compartilhe!