Qualidade

ONA destaca os desafios para implantação de processos de Acreditação

Por Roberta Massa | 19.05.2017 | Sem comentários

Foco na melhoria contínua e envolvimento da alta liderança são pontos decisivos.

Sustentação das mudanças realizadas, melhoria da cultura de segurança do paciente, melhoria da comunicação, gerenciamento de risco com ações pró-ativas e foco na melhoria contínua.

Esses são alguns dos desafios enfrentados pelas organizações de saúde que buscam a Acreditação, de acordo com Dr. Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Ele falou sobre as iniciativas e projetos da ONA no CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), na Hospitalar Feira+Fórum, nesta quinta-feira, dia 18.

Dr. Péricles Góes da Cruz gerente de relações institucionais da ONA

“A busca pela segurança do paciente deve ser contínua. Como vivermos em um país continental e muito diverso, encontramos algumas dificuldades para implantar processos de acreditação.

No entanto, aos poucos vamos conseguindo mudar a cultura da qualidade e segurança do paciente no Brasil”, afirma.

Além disso, Góes da Cruz também disse que o envolvimento da alta liderança no processo de acreditação é decisivo.

“Eles são responsáveis pela capacitação e educação permanente do profissional; vão garantir o fortalecimento do trabalho na equipe multidisciplinar, na segurança dos pacientes e profissionais envolvidos”, explica.

A palestra fez parte da Mesa 6 do CISS que abordou a Segurança do Paciente e foi mediada por Dr. Fábio de Almeida, assessor da presidência da ONA.

Serviço

ONA – Posto Avançado de Atendimento na Hospitalar

Onde: Rua 22, Estande 75 – Pavilhão Vermelho

Mais informações: www.hospitalar.com

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente.

É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação.

A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ONA-19.05.2017.

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