Qualidade

CBA prepara clínica CEHON, na Bahia, para a acreditação JCI

Por Roberta Massa | 30.05.2017 | Sem comentários

Ser reconhecido pela segurança e pela excelência por seguir padrões de qualidade da Joint Commission International (JCI).

Esse é o objetivo do Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia (CEHON), que conta com os serviços do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) para conquistar o selo dourado da JCI.

Depois da visita dos avaliadores do CBA, em fevereiro, foi constatada a melhora de processos, registros e padronização de fluxos.

A instituição de saúde, agora, finaliza adaptações em algumas atividades de olho na visita dos avaliadores para acreditação.

Para atingir os resultados desejados, o CEHON realizou mudanças estruturais que estão permitindo a adequação às normas do Manual de Acreditação da JCI.

“Adquirimos equipamentos e trocamos empresas terceirizadas por outras que oferecessem maior nível de segurança e qualidade para nossos pacientes e à instituição.

A elaboração de documentos e a alteração de processos de trabalho foram necessárias, para otimizar tempo e diminuir riscos”, afirma a coordenadora de Qualidade e Controle de Infecções do CEHON, Santusa Alves.

“Também adotamos um protocolo de dor aguda, que consideramos extremamente importante para nossa atuação no atendimento, e readaptamos o Protocolo de Parada Cardiorrespiratória”, conta Santusa.

CEHON

A equipe da clínica foi dividida em pequenos times, que dão andamento à reestruturação exigida por cada capítulo do Manual.

As principais áreas envolvidas nesse processo são Assistência (cuidado ao paciente) e Gerenciamento e Segurança das Instalações.

Todos os esforços – que refletem a mudança de cultura interna, ainda mais voltada para a proteção de funcionários, clientes e visitantes – são monitorados pelo Setor de Qualidade.

“Considero o capítulo de Educação de Pacientes e Familiares o mais complexo para ser cumprido.

Precisamos que todos os profissionais da saúde e de atendimento participem ativamente”, diz Santusa Alves.

Salientando que um Programa de Educação Continuada destinado aos colaboradores foi elaborado para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento constante das equipes.

Fonte: SB-Comunicação-30.05.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde

Compartilhe!