Tecnologia

Software que auxilia diagnósticos de AVC chega ao Brasil

Por Roberta Massa B. Pereira | 06.06.2017 | Sem comentários

Publicidade

Uma nova tecnologia que está chegando no Brasil promete revolucionar os diagnósticos de Acidente Vascular Cerebral, segunda maior causa de morte no país.

O software e-ASPECTS, desenvolvido pela empresa inglesa Brainomix, usa a inteligência artificial para identificar e quantificar, através de imagens, os sinais precoces de dano isquêmico.

A nova tecnologia tem como base o ASPECTS escore (Alberta Stroke Program Early CT Score), que numa escala de 0 a 10 classifica a gravidade do AVC.

Esse método é recomendado como critério para seleção de tratamento pelas principais associações de medicina do mundo, incluindo as sociedades brasileiras de estudo de doenças cerebrovasculares.

AVC Diagnóstico

Maior segurança no diagnóstico

Durante um AVC morrem 2 milhões de neurônios por minuto. O exame padrão para o diagnóstico é a tomografia computadorizada, que deve ser analisada por um especialista imediatamente.

A interpretação manual pode causar atrasos se este especialista não estiver disponível 24 horas por dia no hospital.

O software visa agilizar e facilitar a identificação das áreas afetadas do cérebro, de maneira mais objetiva, e disponibiliza estas informações para o especialista onde quer que ele esteja, contribuindo para a escolha do tratamento mais adequado e com maior urgência.

Rapidez e segurança

Integrado aos sistemas dos tomógrafos através de servidores virtuais, o e-ASPECTS processa automaticamente os exames e, em um intervalo de dois minutos, disponibiliza os resultados de imagem via PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens do Hospital), e-mail do médico e interface online.

A imediata interpretação aumenta o grau de confiança do médico responsável, apoiando sua decisão para  a escolha dos tratamentos, como a trombólise e a trombectomia endovascular.

O software é clinicamente validado e registrado pela ANVISA e CE Mark (agência reguladora para dispositivos médicos da União Européia).

Diversos estudos feitos no exterior atestam a eficiência da nova tecnologia.

Ano passado, durante conferência da Organização Europeia de AVC, a Universidade de Heidelberg, na Alemanha, divulgou pesquisa em que aponta o e-ASPECTS como uma ferramenta confiável para auxiliar na tomada das decisões de tratamento.

Software já está sendo utilizado por médicos gaúchos

Em Porto Alegre, o software já está sendo utilizado  no Hospital Moinhos de Vento.

A equipe do Hospital recebeu o treinamento de utilização da ferramenta através do doutor em Neurociências e Cientista da Brainomix, Dr. Olivier Joly. Durante a última semana o Hospital de Clínicas de Curitiba, Hospital Estadual Central de Vitória e Hospital Santa Paula de São Paulo, receberam o treinamento e implantação do software em suas unidades.

Fonte:  Brainomix-06.06.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde

Compartilhe!