Qualidade

Hospital Albert Einstein é o vencedor do Prêmio Planetree 2017

Por Roberta Massa | 07.11.2017 | Sem comentários

Prêmio Planetree 2017 promove melhores ações de valorização do paciente.

O Planetree tem como objetivo promover e melhorar o atendimento de saúde com foco no cuidado, experiência e a valorização do bem-estar com base na opinião dos pacientes e familiares.

Fundado em 1978, o Planetree foi criado por Angélica Thieriot, paciente nascida na argentina e que possuía uma infecção viral rara.

Tratada em um hospital norte-americano, Angélica foi recebida em um ambiente hospitalar frio, com paredes brancas, sem acesso às informações.

Notou também a dificuldade em estabelecer uma comunicação com médicos e enfermeiros – sempre apressados e sem tempo para dar acolhimento.?

Apesar de toda a tecnologia presente no hospital, ela não se sentia “atendida”.

Sua experiência, então, motivou a criar uma filosofia de vivência hospitalar onde os pacientes pudessem receber o cuidado em um ambiente realmente curador.

Que oferecesse informações necessárias para que pudessem se tornar participantes ativos de sua própria assistência.?

Nascia o Planetree, uma organização sem fins lucrativos e com o compromisso de melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente.

O nome (Planetree) foi escolhido por Angélica baseada no cenário onde Hipocrates sentava sobre a sombra de um plátano (árvore) para ensinar medicina aos seus primeiros alunos.?

Hoje uma rede global, com atuação no Canadá, Japão, Holanda, Dinamarca, França e Brasil.

O Planetree não para de se expandir e disseminar ferramentas e suporte necessários para sustentar a mudança de cultura organizacional com foco no cuidado ao paciente.

Desde 2009 o Hospital Israelita Albert Einstein é parceiro do Planetree, sendo o primeiro hospital da América Latina a receber a designação.

Em 2017 o Hospital Albert Einstein conquistou pelo 6º ano consecutivo o 1º lugar no Prêmio Planetree.

 

A premiação acontece após a avaliação de vídeos de humanização produzidos pelos funcionários dos hospitais participantes.

O vídeo foi escolhido durante evento em Baltimore, nos Estados Unidos, por uma comissão julgadora entre hospitais participantes de todo o mundo.

Fonte: Hospital Albert Einstein – 07.11.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!