Saúde

Com Vagão Rosa, trem turístico embarca na luta contra o câncer de mama

Por Roberta Massa | 19.10.2018 | Sem comentários

Realizada pelo Hospital Santa Cruz e a Serra Verde Express, campanha de conscientização vai destinar parte do valor arrecadado com as passagens para instituições de apoio à pacientes em tratamento.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2018, mais de 59 mil pessoas receberão o diagnóstico de câncer de mama no Brasil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 70% desses pacientes acabarão passando por mastectomia, cirurgia de remoção total da mama.

Isso acontece, principalmente, devido à dificuldade de diagnóstico precoce e à baixa frequência de realização dos exames de acompanhamento.

Para destacar a importância da prevenção e reforçar as ações do Outubro Rosa, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), realiza, em parceria com a Serra Verde Express, a Campanha Vagão Rosa.

Durante todo o mês, o tradicional passeio de trem para Morretes e Antonina ganha uma cor diferente.

Os passageiros que adquirirem o pacote completo – viagem de trem, almoço no restaurante Serra Verde Express em Morretes, City Tour e retorno de van – poderão viajar no Vagão Rosa.

“Além do alerta à causa, a campanha vai promover apoio à pacientes em tratamento.

Vamos destinar parte da verba arrecadada para instituições parceiras do Hospital e da Serra Verde na luta contra o câncer de mama”, explica a gerente de marketing do Hospital Santa Cruz, Juliane Poitevin.

Nos trilhos

A primeira viagem do Vagão Rosa contou com a participação de 50 pacientes em tratamento no Hospital Santa Cruz.

Entre elas, a dona de casa Maria Viana, 60, que desde criança sonhava em viajar de trem. “Moro em Curitiba e nunca tinha feito esse passeio.

É maravilhoso, a realização de um sonho”, destaca.

A viagem também marcou um ponto importante da trajetória de Maria: a conclusão do tratamento.

“Em julho agora fiz o último checkup e recebi alta. A partir de agora só volto ao hospital a cada seis meses para fazer o acompanhamento”, comemora.

Desde 2016, quando recebeu o diagnóstico após um exame de rotina, Maria enfrentou duas cirurgias, 12 sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia.

“Não pensei em nenhum momento em desistir. Só pensava em ir em frente. Não desistam”, aconselha.

A aposentada Jesebel de Oliveira Melo, 58, que também participou do passeio a convite do Hospital Santa Cruz, reforça a mensagem:

“O tratamento é longo, é difícil, mas não dá pra desistir nunca”.

Ela venceu o câncer de mama há 9 anos, mas precisou passar por uma mastectomia.

“Quando descobri, o tumor já estava bem adiantado. Tive que fazer quimioterapia antes da cirurgia, para diminuir o tamanho do tumor, e depois também.

Se tivesse sido detectado mais cedo, talvez o processo cirúrgico e o tratamento fossem menores”, analisa Jesebel.

Segundo o gerente médico do Hospital Santa Cruz, Dr. Rafael Moraes, o diagnóstico precoce é muito importante e impacta na recuperação da paciente.

“O tratamento do câncer de mama tem evoluído bastante nos últimos anos.

Com a possibilidade de combinar terapias, de acordo com o tipo e extensão do tumor, há cada vez menos efeitos colaterais e taxas cada vez maiores de sucesso na eliminação da doença.

Dessa forma, a realização dos exames de rastreamento para detecção precoce é fundamental para aumentar ainda mais as chances de cura”, reforça.

Mais prevenção

No dia 19 de outubro, o Hospital Santa Cruz promove a palestra “Outubro Rosa – A prevenção traz mais cores à vida”, com o mastologista Dr. Cleverton Cesar Spautz.

A programação tem como objetivo alertar pacientes, familiares e profissionais da saúde sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O evento ocorre às 15h no anfiteatro do hospital.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR).

É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba.

Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico.

É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente.

É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Cruz de Curitiba – 19.10.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde

 

Compartilhe!