Gestão

5 diferenciais para você implementar na sua clínica

Por Roberta Massa | 27.11.2018 | Sem comentários

Na gestão de qualquer negócio é preciso pensar sempre em diferenciais que permitam que ele destaque-se em relação à concorrência.  O mesmo funciona para clínicas médicas e hospitais que precisam manter-se atualizados.

Entretanto, nem sempre os gestores de clínicas sabem exatamente por onde começar para proporcionar uma experiência de atendimento diferenciada para os pacientes, sendo preciso acompanhar as novidades do setor.

É importante destaca que implementar diferenciais na clínica não significa aumentar os investimentos e não ter retorno financeiro com isso, pelo contrário, diversas soluções permitem que esses negócios melhorem o desempenho a partir das novas práticas adotadas. Saiba mais sobre o tema a seguir!

Quais diferenciais implementar na clínica?

A definição de quais diferenciais devem ser implementados na clínica depende do momento do negócio, do desempenho, das demandas mais urgentes, entre outras questões que devem ser avaliadas pelos gestores.

A seguir destacamos 5 diferenciados que podem ser implementados, mas lembre-se de sempre avaliar o cenário interno antes de adotar novas medidas. Confira nossas dicas!

1. Automação dos processos

A tecnologia tem possibilitado cada vez mais a automação dos processos em diferentes áreas, o que inclui o setor médico.

O termo refere-se a automatizar processos, de forma que eles deixem de ser manuais e passem a ser realizados por um software.

Um exemplo do uso de automação de processos em clínicas e hospitais é pelo controle automático do uso e disponibilidade de medicações e recursos em geral.

Por exemplo, em vez de um supervisor realizar a contagem de medicamentos e notificar a área de compras quanto estiver acabando, todos os processos da clínica são registrados.

E a partir da análise automatizada dos prontuários, o software emite um alerta quando a quantidade de determinado medicamento estiver baixa.

Esse tipo de solução evita que haja falta de recursos nas clínicas e hospitais que possam prejudicar o atendimento.

Além disso reduz os erros humanos, aumenta a produtividade da equipe, minimiza as falhas e o desvio de recursos.

Dessa forma, a solução apresenta-se bastante completa, podendo ser aplicada em diferentes processos, como controle de recursos, disponibilidade de leitos, cadastro de pacientes, entre outros.

2. Atendimento personalizado

O atendimento personalizado e mais humano são práticas cada vez mais valorizadas na área médica, garantindo um diferencial para a clínica ou hospital que coloca essas ações em funcionamento de maneira eficiente.

Inicialmente é necessário pensar no espaço físico do local, com uma sala de espera confortável, com móveis adequados, iluminação agradável, com disponibilidade de água e limpeza em dia. Por tratar-se de um ambiente médico, garanta a acessibilidade em todos os ambientes.

O atendimento personalizado também significa voltar-se às necessidades do paciente.

Por exemplo, após o cadastro, não faça o paciente passar por todas essas etapas novamente em uma próxima consulta.

Também é relevante que o paciente não tenha que explicar os problemas dele toda vez que for conversar com um funcionário da clínica, portanto, médicos, técnicos, enfermeiros e atendentes devem estar sempre na mesma página.

Isso garante uma experiência mais satisfatória para o paciente e minimiza o estresse relacionado com um problema de saúde.

3. Equipamentos modernos

A área da saúde é dotada de muitos equipamentos modernos e eles devem ser adotados na clínica, representando um importante diferencial para o negócio e ajudando a melhorar a precisão e confiabilidade nos diagnósticos emitidos.

São diversos os tipos de equipamentos que uma clínica demanda e eles devem contar com uma tecnologia moderna e eficaz.

Por exemplo, desde o termômetro, que pode ser digital em vez do ultrapassado modelo analógico.

Isso também funciona para equipamentos mais robustos, como para raio-x, tomografia, ultrassonografia e outros.

A opção pelos equipamentos digitais permite que os exames sejam analisados no computador, melhorando o diagnóstico.

4. Telerradiologia

Juntamente com equipamentos mais modernos para realizar exames de imagem, a clínica ou hospital também pode diferenciar-se optando pela telerradiologia.

Essa solução consiste em contratar uma empresa terceirizada para emitir os laudos dos exames de imagem realizados na clínica.

Assim, os exames são realizados normalmente e, posteriormente, enviados para a parceira utilizando a internet.

A equipe de radiologistas da terceirizada recebe o exame digital por meio de um aplicativo próprio e seguro e faz a análise das imagens, emitindo um laudo mais completo e em menos tempo.

Nas empresas de telerradiologia os exames emergenciais têm o laudo liberado em aproximadamente 30 minutos, enquanto os rotineiros podem ser liberados entre 24 e 72 horas, dependendo da demanda.

Devido concentrar solicitações de diferentes locais, a empresa conta com profissionais disponíveis em plantões, além de ter maior qualidade devido a experiência e especialização dos profissionais.

5. Índice de satisfação

Outro diferencial com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao paciente consiste em implantar métricas para mensurar a qualidade e eficiência dos serviços prestados na clínica.

Com isso, os pacientes podem opinar sobre os aspectos que mais os satisfazem e também aqueles que acreditam que precisam ser melhorados para um atendimento de excelência.

Portanto, estabeleça quais métricas são mais interessantes de serem acompanhas e como essas informações serão coletadas com pacientes, colaboradores e parceiros visando melhorar a performance da clínica.

A implementação de diferenciais de negócio da clínica é fundamental para que ela mantenha-se competitiva e relevante para os pacientes.

A opção pela telerradiologia, por exemplo, melhora a agilidade dos laudos de exames, contribuindo para uma melhor operação, assim como as demais dicas!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Seo Marketing – 27.11.2018.

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