Saúde

Segunda avaliação médica: a dúvida que pode salvar vidas

Por Redação GeHosp | 18.10.2019 | Sem comentários

insegurança, muitas vezes, leva pacientes a buscar a opinião de outros especialistas para confirmar um diagnóstico. E não é para menos. Um estudo feito por pesquisadores norte-americanos da Mayo Clinic demonstrou que 88% dos pacientes referenciados para uma estrutura médica de excelência e alta complexidade receberam um diagnóstico diferente do pensado inicialmente.

No Brasil, o Ministério da Saúde criou o Regula+Brasil, um projeto que monitora e oferece apoio a regulação das filas de espera de consultas especializadas e qualifica os médicos da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de teleconsultoria. Remotamente, uma equipe de profissionais do Hospital Sírio-Libanês avalia os encaminhamentos e faz, se necessária, a aprovação para consultas em ambulatórios especializados com a prioridade devida. O projeto é mais uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde.

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Sala de ressonância no Sírio-Libanês, em Brasília: parede com imagem de árvores e luzes simulam céu estrelado para dar mais conforto aos pacientes

De São Paulo para o DF

A busca por tratamentos de média e alta complexidade, realizado por profissionais qualificados, é motivo de preocupação também para os usuários da rede privada. Em 2012, a família do advogado Fábio de Souza Tavares, de 42 anos, foi a São Paulo, por sugestão de um hematologista, em busca de tratamento para o patriarca, Sebastião Wagner de Souza Tavares, diagnosticado com mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue.

Moradores de Brasília, Fábio e os pais chegaram a se desfazer da casa em que viviam e alugar um imóvel na capital paulista próximo ao hospital em que Sebastião era tratado. Dois anos mais tarde, com a doença controlada, eles retornaram ao DF e mantiveram o acompanhamento por meio de viagens periódicas.

Em 2015, para a surpresa de todos, a matriarca, Floriza Maria de Souza Tavares, foi diagnosticada com um adenocarcinoma de cólon ascendente, tumor maligno do intestino extremamente agressivo. “Inicialmente, pensamos que teríamos que mudar para São Paulo novamente. Mas, por uma feliz coincidência, soubemos que o Sírio-Libanês já estava em Brasília e conseguimos trazer o tratamento do meu pai pra cá e iniciar o da minha mãe”, lembra Fábio.

O câncer é uma doença silenciosa, assassina, covarde, insidiosa. Realmente, não podemos descuidar. E, de tantas lições de vida que a minha mãe deixou para mim, essa é uma das mais valiosas: cuidar da saúde com tudo o que tenho.

FÁBIO DE SOUZA TAVARES, ADVOGADO

Com 98 anos de história, a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês está desde 2011 em Brasília. Referência em saúde no Brasil e no exterior, a instituição conta, atualmente, com quatro unidades no Distrito Federal: dois centros oncológicos, um centro de diagnósticos (com exames de imagem e laboratoriais) e um hospital de alta complexidade para o atendimento de pacientes adultos e que também realiza exames.

Com estrutura avançada para investigação e tratamento das mais complexas patologias, o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, irá inaugurar em breve um centro de atendimento ambulatorial de especialidades, no qual os pacientes poderão fazer consultas iniciais com médicos especialistas do corpo clínico de todas as especialidades.

“Eu e meu pai somos muito bem assistidos no Sírio-Libanês. Sinto que a instituição conseguiu manter, nesses quase 100 anos, aquilo que é mais importante para o tratamento de uma pessoa: se sentir abraçada, saber que ela não está sozinha, que tem pessoas com preparo técnico, competência, qualidade e sinceramente preocupadas com a melhora do seu estado de saúde e, se possível, a cura”, destaca o advogado.

Excelência em Medicina Diagnóstica e Minimamente Invasiva

No Centro de Diagnósticos do Sírio-Libanês em Brasília é possível realizar mais de 2 mil tipos de exames de imagens e análises clínicas, desde os mais simples, como testes laboratoriais, até os mais complexos, como a ressonância magnética de 3 Tesla, PET Scan, além de tomografias, ecografias, mamografias com tomossíntese, densitometria e procedimentos como biópsias e punções guiadas por imagem.

Segundo o médico João Paulo Bernardes, coordenador do setor de Radiologia do complexo, o Sírio-Libanês foi pioneiro no Centro-Oeste na introdução das biópsias de próstata com fusão de imagens e na realização do primeiro caso de tratamento de um tumor no fígado com a tecnologia de microondas, recém-chegada ao Brasil. Destacam-se também outras inovações recém-implementadas como a detecção automática de sangramentos intracranianos e tromboembolismo pulmonar por meio de algoritmos de inteligência artificial, que permitem a priorização destes exames na fila de laudos e alertam o médico radiologista sobre achados críticos.

Além dos exames de imagem, o Sírio-Libanês conta com um setor de endoscopia altamente tecnológico na unidade hospitalar da Asa Sul, habilitado para exames e procedimentos minimamente invasivos, como biópsias guiadas por ecoendoscopia. Já a radiologia intervencionista, outra especialidade médica, reúne uma equipe capaz de identificar e corrigir situações críticas, como coágulos gerados por Acidente Vascular Cerebral (AVC), de forma rápida e minimamente invasiva no setor de hemodinâmica, onde também são feitos outros procedimentos cardiológicos, oncológicos e vasculares.

André Borges/Metrópoles
Coordenador médico da radiologia do Sírio-Libanês em Brasília, João Paulo Bernardes mostra uma biópsia de próstata com fusão de imagens, técnica que melhora detecção de um câncer de próstata inicial

“Há um esforço muito grande em oferecer o que há de mais moderno do ponto de vista de estrutura tecnológica, assim como em excelência da equipe assistencial. Mas o que mais chama atenção no nosso trabalho é o foco no paciente e a integração das equipes multidisciplinares. Sempre que atuamos em um caso, carregamos nosso propósito institucional que é conviver e compartilhar, e nunca esquecemos da nossa missão, que é ser uma instituição de saúde excelente na medicina e no cuidado, calorosa e solidária na essência”, finaliza Bernardes.

Centro de Diagnóstico do Hospital Sírio-Libanês Brasília
www.hsl.org.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Sábado, das 7h às 13h
Domingos e feriados não há atendimento

Central de atendimento
(61) 3044-8888

Endereços

Centro de Diagnósticos
SGAS 613/614
Salas 17 a 24 – Lote 99
Asa Sul – Brasília (DF) – CEP 70200-730

Hospital Sírio-Libanês (Centro de Diagnósticos)
SGAS 613, s/n, Lote 94
Asa Sul – Brasília (DF) – CEP 70200-730

Fonte: Metrópoles

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!