Saúde

Gravataí recebe Nova UTI do Hospital Dom João Becker

Por Redação GeHosp | 29.12.2021 | Sem comentários

A transformação do serviço de saúde em Gravataí teve mais um importante capítulo nessa segunda-feira (27). A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em parceria com a Prefeitura, iniciativa privada e lideranças políticas inaugurou oficialmente a Nova UTI do Hospital Dom João Becker.

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, empresariais e de classe. Ao todo, são 20 leitos (antes dez), além da duplicação da área física.

O local irá receber, tanto pacientes do Sistema Único de Saúde, quanto de convênios e particulares. Uma das alas já está em funcionamento, atendendo pessoas com necessidade de tratamento intensivo.  

Para a Santa Casa de Misericórdia, a inauguração “é mais uma etapa percorrida no sentido da ampliação e qualificação dos processos assistenciais do município de Gravataí”, afirma o provedor, Alfredo Guilherme Englert.

“Este é um processo que vai se materializando com entregas e o binômio Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre-Hospital Dom João Becker fará todos os esforços ao seu alcance para que a comunidade gravataiense tenha cada vez mais uma saúde acessível e de qualidade”, ressalta. 

De acordo com superintendente do Dom João Becker, a inauguração da Nova UTI é um marco na saúde de Gravataí. “Entregamos hoje a primeira de uma série iniciativas que vão beneficiar um município que cresceu exponencialmente nas últimas décadas e precisa de serviços de saúde cada vez mais qualificados. Essa Nova UTI é fruto da união de esforços da Santa Casa com a Prefeitura e lideranças políticas e empresariais do nosso Estado”, afirma Antonio Weston.

O dirigente acrescenta que a Santa Casa finalizou o planejamento estratégico do Dom João Becker até 2025, que prevê mais estruturas e ampliações de serviços, além do início da construção de um segundo hospital no município, localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado.  

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a administração municipal reconhece a importância do único hospital da cidade e, por isso, fez questão de ter a Santa Casa como administradora da casa de saúde. “Além disso, sabemos que a estrutura é pequena para o tamanho da nossa população, assim, realizamos esforços para que esta obra fosse realizada o quanto antes, por entendermos a sua importância para o bom atendimento da nossa população”, enfatiza.  

Já o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, lembra que a obra é mais uma grande ação que antecede o Programa Amplia Hospital, “onde demonstramos que governo municipal trata a expansão da atenção hospitalar como prioridade da gestão”. Além da ampliação de leitos e da área física, a Nova UTI do Dom João Becker irá contar com outras melhorias como sanitário PcD para pacientes, ampla sala de espera, novas áreas de apoio para a assistência, nova estrutura de diálise e central de água gelada exclusiva. 

Além dos recursos públicos, a iniciativa privada apoiou a construção da Nova UTI do Dom João Becker. O empreendedor da cidade de Rolante, Evaldo Rosa, destinou um milhão de reais para a obra. Durante a solenidade, a Santa Casa de Misericórdia lhe entregou uma placa, em um gesto de reconhecimento ao engajamento social do empresário. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Dom João Becker – 29.12.2021

Compartilhe!