Eventos

HU de Jundiaí realiza campanha ‘Novembro Roxo’

Por Redação GeHosp | 17.11.2022 | Sem comentários

A campanha ‘Novembro Roxo’ iniciou na última segunda-feira no Hospital Universitário de Jundiaí.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o nascimento de bebês prematuros, aqueles que nascem antes do tempo previsto.

A comissão de humanização, eventos e voluntariado da instituição decorou o Bloco Neonatal com as cores da prematuridade e está realizando uma mostra fotográfica com momentos do pele a pele entre os recém-nascidos e seus pais.

O dia da prematuridade é nesta quinta-feira, dia 17, e diversas ações serão realizadas. Os colaboradores usarão algum adereço roxo em seus uniformes ou uma peça roxa alusiva à data.

Será realizada uma oficina onde pais e mães irão confeccionar um adereço de porta com o pezinho de seus filhos.

Logo na sequência, um café da tarde será servido e será realizada uma exposição dos enfeites em frente a Bloco Neonatal.

No dia 22 ocorrerá uma palestra em parceria com a Unidade de Gestão e Promoção da Saúde do Município de Jundiaí sobre “Os impactos da prematuridade no desenvolvimento infantil”, através da plataforma zoom com o ginecologista e obstetra Dr. Stéphanno Gomes Pereira Sarmento que é fundador do Centro de Pesquisa e Prevenção da Prematuridade em parceria com a prefeitura municipal e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a enfermeira Ludmila Brisque Santos, coordenadora na enfermagem do núcleo técnico estratégia Saúde da Família.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Alertar e esclarecer a população através de mobilizações com foco na prevenção do nascimento antecipado e sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês é o objetivo da campanha ‘Novembro Roxo’.

O tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Para o pai, Roberto Borges de Souza, que vem realizando o pele a pele com sua esposa, Maria Mendes Carvalho, no pequeno Noah que está internado faz 22 dias na UTI Neonatal o ato tem um grande significado. “É através desse contato que consigo dar mais forças para ele amamentar, ficar forte e engordar para ter alta. Tenho o maior prazer da vida de aquecer o meu “prematurinho”.

Isso é essencial para a vida dele”.

São considerados prematuros os bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação. São crianças que possuem órgãos imaturos, baixo peso, cérebro ainda em desenvolvimento e, portanto, maior risco de complicações e necessidade de assistência multiprofissional adequada às suas necessidades nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs Neonatais).

Fonte: Assessoria de Comunicação HU- 17/11/2022.

Compartilhe!