APH destina renda de evento à instituição realiza acolhimento de crianças com câncer
Por Redação GeHosp | 23.03.2023 | Sem comentáriosAPACN será beneficiada com doações da 2.ª Jornada da Academia Paranaense de Hematologia (APH) que começa nesta sexta-feira (24), em Curitiba.
A 2.ª Jornada da Academia Paranaense de Hematologia (APH) começa nesta sexta-feira (24), em Curitiba, e, além de trazer as novidades sobre os tratamentos hemoterápicos, também quer conscientizar a sociedade sobre as demandas e desafios que envolvem o tratamento do paciente com câncer.
Na segunda edição do evento, parte da renda arrecadada com as inscrições será revertida à APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia.
A presidente da APH, Jerusa Miqueloto, fala da importância de chamar a atenção para o trabalho de entidades como a APACN, que exerce um importante papel no suporte às famílias das crianças e adolescentes que estão em tratamento nos hospitais de Curitiba.
“É uma instituição que há muitos anos oferece sua infraestrutura e recursos para as famílias dos pacientes. Existem inúmeras pessoas de outras cidades e até de outros estados que não têm a quem recorrer durante o tratamento”, comenta.
Fundada há 40 anos, a APACN é uma instituição sem fins lucrativos que oferece acolhimento institucional temporário a crianças e adolescentes em tratamento hemato-oncológico e que necessitam permanecer em Curitiba para realizar consultas e procedimentos.
Esse suporte é estendido também aos familiares ou acompanhantes dos pacientes que, durante o tempo de permanência, recebem hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, medicamentos, roupas, atendimento odontológico e psicológico.
Jerusa salienta que o objetivo da Jornada Paranaense de Hematologia é reunir a comunidade científica e acadêmica para a troca de experiências entre os profissionais da área da hematologia que atuam no Paraná e no Brasil.
No entanto, ela ressalta a importância de toda a sociedade conhecer as iniciativas que ajudam a viabilizar esse trabalho. “O papel do médico no tratamento do paciente com câncer, de qualquer tipo, é estratégico. Mas, para que isso aconteça, é necessário que exista uma rede de apoio que envolve não só a família do paciente, mas o maior número de pessoas possível”, pontua.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Paraná deve registrar esse ano 36,9 mil novos casos de câncer de todos os tipos, entre homens e mulheres de todas as idades.
Já neoplasias hematológicas – que são as mais incidentes entre crianças e adolescentes –, a estimativa é de 1.910 novos casos entre leucemias, linfoma de Hodgkin e linfoma de não Hodgkin.
APACN
A APACN atende, por mês, cerca de 50 crianças e adolescentes em tratamento câncer, doenças raras ou para doação de medula óssea e que ficam na instituição acompanhados de familiares ou responsáveis.
Segundo a presidente da APACN, Sirley Fátima De Nez, são famílias em situação de vulnerabilidade social e que não teriam condições de arcar com as despesas de alimentação e estadia durante o período de tratamento em Curitiba.
Eles chegam à entidade encaminhados pelos hospitais de referência na capital, como Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas, Erasto Gaertner e Mackenzie Evangélico.
Em média, são cerca de 120 pessoas hospedadas todos os meses na APACN – entre pacientes e responsáveis – e isso representa um custo mensal estimado em R$ 200 mil.
Sirlei explica que as verbas obtidas a partir de emendas parlamentares são destinadas aos projetos realizados pelos educadores sociais com os pacientes ou para o pagamento dos colaboradores, entre eles a equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e nutricionista.
“As doações são essenciais para a manutenção da instituição e para garantir o acolhimento de tantas famílias que precisam desse apoio”, comenta Sirley.
“O tratamento ao paciente com câncer vai muito além da parte médica e hospitalar. Envolve o cuidado, o acolhimento e a atenção que essas pessoas precisam durante esse momento tão delicado”, enfatiza a presidente da APH, Jerusa Miqueloto.
JORNADA DE HEMATOLOGIA
A 2.ª Jornada da Academia Paranaense de Hematologia acontece nos dias 24 e 25 de março no Hotel NH, em Curitiba. Na programação estão previstas diversas palestras com profissionais conceituados na área da hematologia no Brasil.
Serão abordados temas como a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), novidades na prática clínica, atualizações terapêuticas na doença falciforme, diferenças no manejo da anemia ferropriva, lançamentos da indústria farmacêutica, o que o hematologista precisa saber sobre o painel de anticorpos eritrocitários, além de diversos outros temas que serão discutidos nos dois dias de evento.
Serviço
Data: 24 e 25 de março de 2023
Local: Hotel NH Curitiba, Rua Nunes Machado, 68 – Centro
Horário: dia 24 de março, das 8h30 às 18; dia 25 de março, das 8h às 13h
Inscrições: https://hematopr.com.br/taxas.asp
Programação completa: https://hematopr.com.br/programa.asp
Fonte: Assessoria de Comunicação: 23.03.2023