Alcançar a Equidade na Saúde para as Populações Indígenas, Rurais e Refugiadas
Por Redação GeHosp | 27.11.2023 | Sem comentáriosAlcançar a Equidade na Saúde para as Populações Indígenas, Rurais e Refugiadas será o centro das atenções na 14ª Reunião do Conselho Permanente da Aliança G4, organizada pela Smile Train Brasil
O Evento acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro em Bauru (SP).
Quem: A Smile Train, a maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas, sediará o Conselho Permanente da Aliança Global para Cuidados Cirúrgicos, Obstétricos, de Trauma e Anestesia (Aliança G4) e seus membros, que incluem organizações sem fins lucrativos, universidades, sociedades profissionais, federações internacionais e empresas sociais.
Coletivamente, estes membros defendem, a nível multilateral, internacional e nacional, o avanço da sua visão de cuidados de emergência de qualidade universalmente disponíveis, acessíveis, aceitáveis e de cuidados cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos essenciais.
O quê: O evento reunirá centenas dos principais prestadores de serviços cirúrgicos e de anestesia, formuladores de políticas e defensores do Brasil, da América Latina e de todo o mundo para discutir o estado atual dos cuidados cirúrgicos no Brasil e na América Latina, especialmente para comunidades indígenas e populações negligenciadas, que historicamente carecem de acesso equitativo aos cuidados.
Palestrantes:
Susannah Schaefer – CEO da Smile Train;
Dr. Alfredo Borrero – Vice-presidente do Equador;
Richard Duque – Assistente Social Indígena, com participação de paciente indígena;
Carolina Lastra – Diretora Executiva do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio Libanês.
Quando: 29 de novembro a 1º de dezembro (www.theg4alliance.org);
Onde: HRAC-USP – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – Centrinho Bauru (Rua Silvio Marchione, 3-20 – Vila Nova Cidade Universitária, Bauru, São Paulo);
Porque: As comunidades indígenas no Brasil muitas vezes enfrentam enormes lacunas na saúde devido a barreiras geográficas e econômicas.
O resultado? Barreiras quase intransponíveis no acesso a cuidados cirúrgicos de alta qualidade, seguros, oportunos e acessíveis.
A negligência dos pacientes cirúrgicos nas comunidades rurais e indígenas tem implicações de longo alcance, incluindo o aumento da mortalidade e o aumento da pobreza devido à incapacidade de trabalhar.
Este cenário também contribui para o ciclo contínuo de desigualdade na saúde.
Os participantes do evento se esforçam para encontrar soluções que preencham a lacuna e elevem a igualdade na saúde para as populações carentes.
Sobre a Smile Train: A Smile Train capacita profissionais médicos locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura e atendimento abrangente de fissuras para crianças em todo o mundo.
A organização promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a sua capacidade de comer, respirar, falar e, em última análise, prosperar.
Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train significa e como as doações têm um impacto imediato e de longo prazo, visite www.smiletrain.org.
Sobre a Aliança G4: A Aliança G4 é uma coalizão de associações e organizações em todo o mundo que trabalham para aumentar a conscientização, promover a vontade política, moldar políticas e mobilizar recursos para tornar o acesso a cuidados cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos de emergência e essenciais de qualidade, seguros, oportunos e acessível, uma prioridade de saúde global e uma realidade para todas as pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação DePropósito – 27/11/2023.