Carreiras

O mercado de trabalho em Radiologia

Por Roberta Massa | 12.08.2016 | Sem comentários

Diretor do Instituto Cimas de Ensino orienta técnicos e Tecnólogos em Radiologia para conseguir emprego na área

Muitos recém-formados na radiologia têm uma serie de questionamentos sobre qual área seguir na carreira, e essas dúvidas fazem com que o profissional faça inúmeros programas de educação continuada, mas sem foco.

Uma das principais vantagens dessa profissão é a possibilidade do profissional poder atuar em varias áreas dentro da mesma profissão; e ainda há a possibilidade de se especializar em várias outras. A radiologia é uma área diferenciada, e com toda certeza é uma profissão para poucos, tem que se apaixonar por essa ela, pois para atuar nela os profissionais deverão adquirir conhecimentos exclusivos, para lidar com pessoas com algum tipo de patologia e atrás de cuidados.

Segundo o diretor do Instituto Cimas de Ensino, Lucivaldo Santos, também professor, técnico e tecnólogo em radiologia, orienta os profissionais da área e recém formados que não conseguem colocação no mercado de trabalho.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.

As orientações feitas pelo professor Lucivaldo, são feitas através de entrevistas, onde se verifica onde esses profissionais estão cometendo os principais erros na carreira, identifica falhas no processo de formação, faz analise de SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e ensina a elaborar currículo profissional e o método SMART (Metas).

De acordo com Lucivaldo esses profissionais precisam buscar conhecimento nas inúmeras áreas da radiologia e também a empregabilidade dessas áreas, que se qualifiquem dentro do processo de formação, e ai sim; quando formados, já terem condições de avaliar qual a melhor área que de acordo com o perfil de cada profissional.

É importante, estudar as empresas as quais tem interesse em trabalhar, conhecer bem a política da empresa, conhecer a missão, visão e valores. “É importante estar preparado para concorrer a uma oportunidade, não queime oportunidades” afirma Lucivaldo.

“As empresas estão atrás de profissionais para serem a solução de seus problemas e quando surge uma oportunidade elas esperam encontrar no mercado pessoas capacitadas e com conhecimentos naquela característica da vaga” pondera Lucivaldo.

Para crescer na radiologia, a primeira coisa é saber onde estão os pontos fracos, assim que se melhoram esses pontos o profissional aumenta a chance de empregabilidade, ele precisa ganhar confiança. Os passos para ingressar na área da radiologia é preciso estar bem preparado, estar bem capacitado, e gostar do que faz, pois, na maioria das áreas da radiologia, iremos trabalhar com pessoas que precisam de cuidados. “Lembrem-se na área de saúde os avanços tecnológicos estão em evolução constantes, então os profissionais também devem se preparar de forma a sempre está de olho nesse mercado, pode ter certeza que você irá atingir seus objetivos” diz diretor do Instituto Cimas.

Lucivaldo Santos decidiu orientar os novos profissionais a se inserirem no mercado de trabalho, porque com quase 20 anos de experiência e aprovado em mais de 54 concursos da área de radiologia, construiu um experiência sólida e agora quer transmitir seus conhecimentos teóricos e práticos para esses profissionais. As orientações são gratuitas.

Mais sobre Lucivaldo Santos – Diretor do Instituto Cimas de Ensino:

Empresário fundador do Instituto Cimas de Ensino;

Técnico, tecnólogo em Radiologia , especialista em anatomia para o diagnostico por imagens;

Atualmente trabalha na Unifesp no departamento de diagnósticos por imagens e Diretor do Instituto Cimas de Ensino.

Co-autor dos livros: “Tecnologia Radiológica e Diagnóstico por Imagem: guia para ensino e aprendizado” e “Enfermagem em Diagnóstico por Imagem”

Mais sobre o Instituto Cimas de Ensino:

Em 2007 na cidade de São Paulo o professor e coordenador geral Lucivaldo Santos da Silva, profissional e atuante da área de radiologia, fundou a Escola Brasileira de Formação Profissional, com o objetivo de proporcionar aos que atuam ou pretendem ingressar na área da imagenologia, a oportunidade de reciclagem e aprimoramento de seus conhecimentos.

Em 2009 a Escola Brasileira de Formação Profissional se transformou no Instituto Cimas de Ensino.

Atualmente o Instituto Cimas de Ensino conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais da área da saúde, sendo eles médicos, enfermeiros, tecnólogos, especialistas, mestres e doutores. Conta também com salas bem estruturadas contendo equipamentos de data show, RX convencional e digital, mamógrafo, e disponibiliza aos alunos áreas como biblioteca para a realização de pesquisas, salas de informática com acesso a internet e sinal de wireless.

O Instituto oferece uma variedade de cursos nas categorias de: Pós-Graduação, cursos de especialização pós-técnico, cursos técnicos, cursos de aprimoramento, cursos livres, cursos preparatórios para concursos públicos nas áreas da radiologia e enfermagem e cursos de férias, além de oferecer palestras e workshops para o público interno e externo, que estão disponíveis em três períodos matutino, vespertino e noturno, o Instituto abre suas portas de segunda a sábado e aos domingos (conforme calendário acadêmico) e conta com duas unidades de ensino. (www.institutocimas.com.br).

 

Fonte: SEGS-12.08.2016

Compartilhe!