Eventos

Simpósio debate sobre a importância da doação de sangue

Por Redação GeHosp | 04.06.2019 | Sem comentários

No dia 14 de junho, das 8h30 às 12h, o Hemorio e a Associação Pró-Vita promovem simpósio gratuito sobre hemoterapia, com objetivo de debater sobre a importância da doação de sangue e as perspectivas do setor. O evento é aberto ao público e faz parte da programação que celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue no hemocentro.

“O que boa parte da população desconhece é que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. Isso acontece porque os componentes do sangue são separados após a coleta, entre glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. Assim, a doação pode atender um maior número de pessoas com diferentes necessidades”, destaca Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.

A programação do simpósio prevê apresentações sobre o atual cenário da doação de sangue no Rio de Janeiro, a necessidade de doadores de sangue raro para atendimento aos pacientes com doença falciforme e as estratégias de captação de novos doadores. Além de Amorim, participam do encontro a chefe do Laboratório de Imunogenética do Hemorio, Shirley Castilho; a enfermeira do hemocentro, Neusimar Carvalho, e o jornalista Henrique Barbosa, com a mediação do hematologista e também presidente do Conselho Técnico da Associação Pró-Vita, Luis Fernando Bouzas.

“Apesar do índice de doação de sangue do Brasil estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela OMS, que determina que pelo menos 1% da população seja doadora, sabemos que em períodos específicos do ano, os estoques de sangue apresentam uma redução considerável. Por isso devemos realizar constantes ações de conscientização como no dia de hoje”, explica Ottmar Saffier, presidente da Associação Pró-Vita.

A inscrição prévia deve ser feita exclusivamente pelo site (www.provita.org.br).

Serviço:

Dia: 14 de junho

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Rua Frei Caneca, 8 – Centro, Rio de Janeiro

Inscrições pelo site: www.provita.org.br

Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa – 04.06.2019.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!