GeHosp

Sou Roberta Massa, divorciada, mãe de uma adolescente maravilhosa, possuo MBA Executivo em Liderança e Gestão Pública na Saúde, pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Possuo MBA Executivo em Administração na Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.

Sou especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo São Paulo.

Coautora o Livro Mulheres na Saúde – Edição “Poder de uma história”. Projeto da Editora Leader tem por objetivo trazer o protagonismo feminino na área da saúde, através da publicação de histórias mulheres atuantes, em um dos setores mais delicados da sociedade brasileira.

Atuo na Diretoria de Compromisso Social no Escritório Estratégico de Projetos Governamentais-PMO do Hospital Sírio Libanês, atuando como Especialista de Processos. Atuação na melhoria contínua de processos e qualidade em ações estratégicas dos projetos prioritários em execução no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADISUS) executados pelo Hospital Sírio Libanês.

Apoio na gestão financeira e orçamentária da Diretoria de Compromisso Social na gestão de portfolios, conforme os padrões de qualidade estabelecidos, por meio da aplicação de técnicas e ferramentas adequadas, municiando o diretor com informações estratégicas, visando garantir a execução físico-financeira dos projetos. Realização de diagnósticos qualitativos, identificação de oportunidades de melhoria e propor adequações. Participação de reuniões, apresentações, seminários, conferências e convenções. Representação da Diretoria de Compromisso Social em comitês de gestão (bipartite/tripartite) em relações governamentais Federais, Estaduais e Municipais.

Assegurar a aplicabilidade e confiabilidade das políticas e estratégias institucionais contribuindo na execução da tradução da estratégia, por meio do desdobramento em objetivos, indicadores, metas e iniciativas concretas (planos de ação), de modo que possa ser implementada e monitorada.

Assegurar a confiabilidade, integridade e ética na execução dos projetos do programa através do planejamento, execução e monitoramento de testes de controle de melhoria contínua conforme as diretrizes institucionais da auditoria do HSL.

Até abril/2023 estive no Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde-DECOOP/SE, como Gerente de Novos Projetos e Planejamento IV, em ações de governança e planejamento estratégico do gabinete, relacionadas a coordenação de programas e projetos de cooperação técnica nacional e internacional, no acompanhamento e controle de contratos de gestão e projetos prioritários do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Insticuional do SUS.

Ainda no Ministério da Saúde, atuei como consultora técnica na Secretária de Atenção Especializada à Saúde/SAES no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle-DRAC, como assessora técnica do Gabinete do DRAC, em atividades relacionadas a gestão de informações e sistemas em saúde.

Estive também à frente da Coordenação Geral de Governança e Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação no Departamento de Informática do SUS- DATASUS na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Responsável pelas coordenações de governança, comunicação, projetos, disseminação de dados e comunicação do DATASUS.

Atuando no planejamento, execução e controle de recursos, visando a otimização e eficiência, alinhado as estratégias do Ministérios da Saúde vinculadas ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde-PDTIC. 

  • Responsável pela execução e monitoramento de ações durante o período de Pandemia COVID-19 que envolveram:
  • Estruturação de Time de Resposta Rápida do DATASUS, junto a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde;
  • Gestão de projetos prioritários: Sistema de Notificação de Síndrome Gripal Aguda grave; Sistema de Imunização -SIPNI-Módulo Campanha. App. (CoronavirusSus e ConecteSUS).
  • Gestão do gabinete, administrativa e de pessoal do DATASUS.
  • Interlocutora nos processos relacionados aos órgãos de controle como (TCU,ANPD,CGU), entre outros.
  • Gerente do Plano de Transformação Digital da Saúde, capitaneado pelo Ministério da Economia através do Programa Transformando o Governo em Digital.

Possuo experiência de 20 anos na área da saúde, atuando na gestão corporativa de hospitais de referência no Brasil em qualidade e excelência. Experiência em análise e monitoramento de indicadores de produção assistencial, realização de planejamento estratégico, elaboração de manuais, fluxos e tutoriais.

Elaboração, acompanhamento e execução de projetos: centro de custo, coleta de produção análises clínicas, distribuição de hemocomponentes, Produção SADT. 

Negociação, elaboração e desenvolvimento de relatório plano operativo junto à Diretoria Regional de Saúde-DRS.

Experiência em Saúde Suplementar, atuando nas áreas de home care, credenciamento, auditoria de contas, faturamento, cobrança, tesouraria e financeiro.

Sou Fundadora do GeHosp, iniciado como um projeto acadêmico durante a graduação de administração hospitalar, obteve sucesso devido ao seu conteúdo de qualidade sobre gestão hospitalar, tema pouco discutido na internet.

Em razão do grande número de acessos em 2015 o blog se transformou em um Portal de Saúde, focado em educação continuada, gestão hospitalar e publicidade em saúde.

  • Missão: gerar oportunidades de negócio na área da saúde, através do compartilhamento de informações, marketing e espaço publicitário.
  • Visão: ser a primeira opção de escolha de empresa especializada em elaboração de conteúdo de gestão em saúde, no compartilhamento de informações publicitárias.
  • Valores: ética, credibilidade, profissionalismo, honestidade e segurança no compartilhamento de informações em saúde.