Inovação

ANS, SEIDIGI-MS, ABRAMED e HCFMUSP, firmam parceria para integrar dados privados à RNDS

Por Roberta Massa | 26.08.2025 | Sem comentários

Memorando de Intenções entre ANS, SEIDIGI, Abramed e HCFMUSP marca início de projeto piloto que promove interoperabilidade e segurança de dados de saúde no Brasil

A 9ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS) – realizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) – no dia 21 de agosto, no Teatro B32, foi palco de um marco importante para o sistema de saúde brasileiro.

A assinatura do Memorando de Intenções para o acordo de cooperação técnico-científica que implementará a plataforma OpenCare como projeto piloto no setor privado, integrando-a à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

A iniciativa tem como objetivo integrar dados clínicos e diagnósticos entre os setores público e privado, garantindo segurança, privacidade e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O acordo foi firmado entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, a Abramed e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (InovaHC).

Para o Dr. Giovanni Guido Cerri, presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação Tecnológica (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP, mais do que uma inovação tecnológica, a interoperabilidade em saúde trata-se de uma nova lógica de cuidado.

“É sair de uma saúde fragmentada e reativa para um cuidado contínuo, integrado e centrado no paciente”.

“A interoperabilidade é fundamental para integrar e fortalecer a saúde suplementar e o SUS.

O acordo reforça o nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a segurança do paciente”, conclui Milva Pagano, Diretora Executiva da Abramed.

Sobre a Abramed

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) foi fundada em 2010 como resultado da junção de esforços de empresas de medicina diagnóstica do país.

Em um momento em que o sistema de saúde brasileiro passava por transformações, tais como a consolidação de um novo perfil empresarial e regulamentações necessárias para o futuro da medicina diagnóstica, essas empresas de atuação de ponta no mercado perceberam os benefícios que uma ação integrada poderia trazer para a defesa de suas causas comuns.

Assim, a Abramed tornou-se a voz de seus associados nos diálogos com instituições públicas, governamentais e regulatórias, expressando a visão e os anseios do setor sobre assuntos relacionados à saúde e a adoção de políticas e medidas que considerem a importância da medicina diagnóstica para os cuidados da população brasileira.

Ainda traduz sua representatividade através da parceria com a comunidade científica e demais entidades envolvidas com o setor e no diálogo com a sociedade civil.

Sobre o InovaHC

O InovaHC é o agente de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, cuja missão é viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam demandas de saúde a partir da promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, do mapeamento de desafios, do codesenvolvimento e validação de tecnologias em saúde e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Abramed

Compartilhe!