Inovação da gestão na saúde, um grande desafio.
Por Fabio Lobo | 17.01.2011 | 1 comentárioA palavra inovação é muito conhecida na área da saúde, diariamente nos deparamos com inovações grandiosas, no tratamento médico dos pacientes e na inovação da tecnologia voltada ao diagnóstico. O avanço da tecnologia ligada a essa inovação cura muitos pacientes e prolonga cada vez mais o tempo de vida das pessoas.
A inovação pode tornar uma instituição líder na excelência do atendimento, porém se o seu modelo de gestão é o mesmo utilizado há alguns anos, ela com certeza encontrará problemas recorrentes na gestão e na administração de pessoas.
Como a inovação vem sendo aplicada em algumas instituições?
• As empresas tentam introduzir modelos de gestão inovadores, porém não se atentam que os seus próprios líderes de equipe não possuem o espírito inovador e muitas dessas mudanças acabam ficando paradas entre líder de equipe e o operacional.
• Algumas vezes a dita inovação é implantada, porém não existe feedback entre o operacional e sua gerência, esse tipo de falha transforma o pretenso sucesso inovador em grande fracasso ficando o gestor desacreditado perante sua própria equipe.
• As empresas não podem esquecer que seus funcionários são “seres humanos” e desta forma precisam ser tratados como tal. Inovação sem que exista o respeito ao colaborador não funciona.
• Não adianta possuir aparelhos avançados em diagnóstico, agilidade na liberação dos seus exames, e atendimento humanizado, quando o seu sistema de informação é lento e nada confiável.
Liderança engajada nos objetivos da gerência
É muito comum ter no líder o grande responsável pelo sucesso ou fracasso de um processo de inovação, isso não é verdade o líder é farol que direciona os passos da equipe, mas de fato o engajamento de todos é a única forma de crescimento de uma empresa.
Desta forma o líder deve se portar e ter em mente alguns critérios:
O envolvimento da equipe no processo é requisito básico, por isso o acompanhamento do líder é indispensável para identificar os pontos negativos e oportunidades de melhoria;
O líder não pode achar que aumento salarial é sinônimo de motivação, os colaboradores necessitam saber que são importantes e que fazem a diferença na instituição. Nada melhor do que o olhar nos olhos de seu colaborador e dizer isso de maneira franca.
Saber elogiar e delegar funções são um grande desafio para a liderança e para o colaborador é motivador.
Uma instituição líder não é aquela que encontra a inovação, a liderança acontece a partir de uma série de qualidades que ligue uma simples marca ao sinônimo de sucesso e admiração.