Gestão

O crescimento das Redes Socias na área da Saúde garante a aproximação e relacionamento com os clientes

Por Roberta Massa B. Pereira | 10.01.2012 | 1 comentário

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Redes sociais são plataformas de relacionamento dinâmicas que possibilitam  interação com os seus seguidores e fãs de determinada pessoa ou marca, permitindo maior relacionamento.

Entre as diversas redes sociais podemos destacar algumas redes que estão crescendo e chamando a atenção não somente das pessoas más também das empresas, são elas: Facebook, Twitter, Linkedin e Google +.

Diante desta nova realidade, com intuito de acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e para se manter competitivo no mercado, muitas empresas identificaram nas redes sociais uma interessante ferramenta para divulgar sua marca, captar novos clientes e criar relacionamento saudável direto com o cliente.

Utilização das redes sociais na área da saúde

Na área da saúde as redes sociais também vão ganhando espaço. Atualmente já não é raro encontrar perfil nas redes de hospitais, clínicas, laboratórios e fornecedores.

Um dos destaques na área é atuação é da Sociedade Hospital Samaritano, que foi um dos pioneiros na inclusão das redes sociais como ferramenta de comunicação. O bom trabalho rendeu em no último ano o Prêmio Aberje 2011 pela sua comunicação Integrada.

Criar uma rede social na área da saúde há principio é uma tarefa simples, nada diferente como em qualquer outra empresa. Porém o grande desafio é fazê-la funcionar de uma maneira eficaz gerando resultados positivos para a instituição, ainda mais se tratando da área tão complexa onde o cliente em sua grande maioria apresenta-se enfermo e esta a procura da cura e do restabelecimento da sua saúde.

A divulgação das redes sociais irá depender da disponibilização de recursos que a instituição possui, podendo partir do simples e imprescindível  boca a boca, como a divulgação de anúncios pagos em sites  relacionados da área.

Quais redes escolher

A criação de mais de uma rede social é importante, pois ela interliga os seguidores e as redes fazendo com que ele utilize o recurso que sentir-se mais confortável, que tenha simpatia ou preferência.

O envolvimento com os pacientes é extremamente importante, a divulgação dos novos serviços, a realização de campanhas, promoções e publicação de artigos passam seriedade ao trabalho perante os olhos do paciente.

Todos esses recursos são extremamente importantes e devem ser utilizados de acordo com as metas da instituição.

As redes devem ser atualizadas diariamente e o seu monitoramento é crucial para garantir a credibilidade da instituição perante seus pacientes.

Uma queixa de um paciente mal solucionada pode repercutir de uma maneira devastadora para a instituição em poucos minutos. O monitoramento permite uma comunicação efetiva com uma solução em um curto espaço de tempo, evitando que o mesmo se espalhe.

É indispensável que os responsáveis pela manutenção dos perfis sejam pessoas bem treinadas e que de certa forma conheçam a área da saúde. É importante que a instituição adote um manual de conduta digital, pois mesmo, em suas redes particulares pessoas que representam a instituição podem passar informações confidenciais prejudicando a segurança e colocando em risco a credibilidade da instituição.

Para as instituições que prezam pela qualidade as redes sociais só vêem a agregar, possibilitando maior interatividade e dinamismo no relacionamento com o cliente podendo entender suas necessidades melhorando cada vez mais seus processos.

Para finalizar, compartilho um vídeo postado no YouTube (outra rede social muito interessante) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que mostra de uma maneira bem humorada como deve ser o comportamento dos profissionais da saúde nas redes sociais.

Se você não conhece o perfil do GeHosp-Gestão Hospitalar nas redes sociais aproveita a oportunidade:

Facebook e twitter.

Até a próxima.

 

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