Educacional

HSVP mobiliza colaboradores para higienização de mãos

Por Roberta Massa | 14.05.2015 | Sem comentários

Hospital São Vicente de Paulo mobiliza colaboradores para higienização de mãos

Campanha com duração de 5 meses é batizada pela atriz Alexandra Richter

Anualmente, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca (RJ), realiza uma campanha para conscientizar os colaboradores da importância da higienização das mãos para a prevenção de infecções, problema que atinge 14% dos pacientes internados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano a campanha,(Seja uma estrela da Saúde. Higienize suas mãos), será diferente: terá duração de cinco meses e premiação para a criação de melhores ações de combate a infecção hospitalar.

A campanha, que se inicia no Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar (15 de maio) e termina no Dia Nacional da Higienização de Mãos (15 de outubro), consiste em diversas ações para mobilizar colaboradores, pacientes e seus acompanhantes sobre a importância dessa prática: cartazes nos murais e totens internos, anúncios na intraweb, envio de e-mail marketing para todos que trabalham no hospital, além de exibição de vídeos no circuito interno de TV, colocação de banners e distribuição de cartilhas educativas.

Para a madrinha da campanha “a higienização das mãos é algo tão simples e que acaba sendo esquecido. Você vem da rua, pega metrô, ônibus, carro, em dinheiro… lavando as mãos é possível evitar muitos contágios. Espero que esse projeto possa ajudar as pessoas a fazerem sua parte também”.

Para a infectologista do HSVP, Isabella Albuquerque, a mobilização para a higienização das mãos deve ser constante: “As infecções relacionadas à assistência em saúde são o evento adverso mais frequente nos hospitais, e a principal forma de prevenção é a higiene das mãos. Através desse ato, contribuímos para a redução da disseminação de micro-organismos resistentes aos antimicrobianos, outro problema gravíssimo, tido como questão de saúde pública mundial. Por isso, nosso esforço deve ser constante para minimizar esta ocorrência.”

Para a diretora executiva do HSVP, Irmã Marinete Tibério, higienizar as mãos é uma etapa fundamental na assistência aos pacientes. “É dever de cada profissional de saúde assumir o ato de higienizar as mãos, que é tão importante como fazer diagnósticos precisos e instituir tratamentos de ponta”, enfatiza.

Toda essa mobilização culminará no dia 15 de outubro, com a apresentação de trabalhos artísticos criados pelos colaboradores sobre o tema. Um júri multidisciplinar irá julgar e premiar as três melhores criações, que irão concorrer nas categorias enquete teatral; música ou dança; pintura, desenho, fotografia ou fotomontagem; e vídeo.

Compartilhe!