Educacional

Hospital promove curso gratuito sobre Emergências Clínicas

Por Roberta Massa B. Pereira | 31.07.2015 | 1 comentário

Publicidade

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca (RJ), está promovendo curso gratuito sobre Emergências Clínicas, nos meses de agosto e setembro, para médicos e estudantes de Medicina.

Em formato de sessão clínica, o próximo evento abordará as doenças cardiovasculares que, segundo o Ministério da Saúde, são as que mais matam no mundo. Dados do Ministério revelam que o infarto agudo do miocárdio atinge mais de 300 mil pessoas por ano e faz aproximadamente 80 mil vítimas fatais, representando um óbito a cada 5 minutos.

Marcado para o dia 11 de agosto, às 19h, as palestras Síndromes Coronarianas Agudas e Arritmias Cardíacas, objetiva informar médicos e estudantes sobre a importância do rápido atendimento para reversão do estado de saúde do paciente. “Cerca de 40% das pessoas que sofrem infarto, morrem antes mesmo de chegar ao hospital. Quanto mais ágil for o atendimento, mais chances o paciente terá de sobreviver”, adverte o palestrante Cyro Vargues, que é presidente do Centro de Estudos, chefe do serviço de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do HSVP e membro-titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica.

Chefe do serviço de Arritmia do HSVP, Claudio Munhoz reforça a importância do atendimento de emergência em casos de arritmias cardíacas, complicações frequentes no dia a dia dos hospitais. “Elas podem ou não ter uma gravidade significativa. Por esse motivo é importante que o médico esteja preparado para atender o paciente e agir de forma rápida nesta situação”, destaca Munhoz, que é especialista em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, e em Eletrofisiologia, pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). E convida: “Durante a palestra apresentaremos estudos de casos e discutiremos sobre as abordagens”.

As palestras fazem parte do curso de Emergências Clínicas, que ainda prevê encontros nos dias 13 de agosto sobre Insuficiência Cardíaca Descompensada e Choque Tromboembolismo Pulmonar; 8 de setembro sobre Distúrbios Metabólicos/Hidroeletrolíticos e Sepse-Emergências; e 10 de setembro sobre Emergências Urológicas e Fratura do Colo de Fêmur.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (21) 2563-2147 ou pelo e-mail comunicacao@hsvp.org.br. O evento será realizado no Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do HSVP, que está localizado na rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro.

Vagas limitadas!

Compartilhe!
  • JOAO RIBEIRO

    excelente oportunidade