Educacional

Especialização de gestão aprovada pelos profissionais

Por Roberta Massa | 17.08.2015 | Sem comentários

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma

O anestesiologista Renato Toledo questionava-se se seria possível aumentar a qualidade do atendimento médico, em hospitais públicos ou privados. Já a administradora hospitalar Sabrina Fernandes passou a trabalhar em uma instituição acreditada pela Joint Commission International (JCI) e queria ampliar seus conhecimentos em relação a essa metodologia e trocar experiência com outros profissionais. Por motivos diferentes, ambos ingressaram na primeira turma do curso de pós-graduação em Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, oferecido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio. E eles garantem que a decisão está valendo a pena.

“Trata-se de um curso bem amplo, abordando vários temas que circundam a qualidade e a segurança no atendimento ao paciente. Ele orienta a estudar mais profundamente os temas abordados. É como um guia para estudos e também uma chance de discutir o assunto com professores que vivem e/ou estudam aquele tema”, opina o médico que está satisfeito com o investimento.

Experiente na área da Qualidade em hospitais e em serviços de home care, a atual gerente da Qualidade na Pronep afirma que um fator motivador desta pós-graduação é a qualidade do corpo docente. “São profissionais especializados e com ótimos currículos e é muito bom aproveitar um pouco do conhecimento que eles possuem”, valoriza Sabrina. Segundo ela, as aulas proporcionam debates de ideias e trocas de experiências: “o conhecimento que vem sendo adquirido tem sido fundamental para me ajudar nos desafios que encontro pelo caminho”, garante.

Com 464 horas/aulas, a pós-graduação é voltada para profissionais que trabalham em instituições de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, administradores hospitalares e profissionais de Hotelaria. E contempla disciplinas como Qualidade e Planejamento em Saúde, Gestão de Custos em Instituições de Saúde, Gerenciamento e Usos de Medicamentos, Prevenção e Controle de Infecções, Direitos dos Pacientes e Familiares e Qualidade Aplicada às Instituições de Saúde, entre outras.

Na opinião de Renato Toledo, as faculdades de Medicina são carentes em relação à acreditação. “Trata-se de um tema ao qual, infelizmente, não tive acesso durante a minha graduação. Imagino que essa é uma das falhas nos cursos da área de Saúde”, adverte. O médico diz que a pós-graduação tem o ajudado a ampliar sua percepção sobre a complexidade da assistência ao paciente.

A coordenação do curso de pós-graduação em Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação está a cargo dos médicos José Carvalho de Noronha (coordenador da iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã”, da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, consultor do PROQUALIS, Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidados em Saúde e Segurança do Paciente e assessor de Relações Internacionais do CBA) e do decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, professor Hilton Koch

As inscrições para a segunda turma, que começa em março de 2016 já estão abertas. Mais informações em www.cbacred.org.br .

Compartilhe!