Promoção

Qualidade e segurança na saúde é tema de livro que será lançado em congresso internacional

Por Roberta Massa | 16.09.2015 | Sem comentários

“Como capacitar equipes e profissionais para projetos de melhoria” e “A segurança como dimensão da avaliação da qualidade” são dois dos oito capítulos da obra Qualidade e segurança em saúde: os caminhos da melhoria via Acreditação Internacional – relatos, experiências e práticas, de autoria de Heleno Costa Junior e que será lançado durante o III Congresso Internacional de Acreditação.

Formado em enfermagem e mestre em Sistema de Avaliação de Saúde pela Fundação Cesgranrio/UFRJ, Heleno possui vasto conhecimento na área de acreditação.

No livro relata suas experiências, principalmente, como coordenador de educação no Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), onde atua há 17 anos.

O objetivo é que seu conhecimento auxilie o leitor a compreender o assunto de forma clara e didática e mostrar que os padrões de qualidade e segurança podem ser implantados com sucesso.

“Procuro relatar fatos e experiências para facilitar o entendimento e concretizar a oportunidade de levar aos leitores exemplos de como os padrões internacionais de acreditação, que são desenvolvidos e aplicados no Brasil e no mundo, podem contribuir na melhoria contínua da excelência da qualidade em saúde”, conta Heleno.

Embora os padrões de acreditação sejam hoje a maior e melhor referência para implantação, desenvolvimento e avaliação de qualidade e segurança na área de saúde, os profissionais ainda precisam se conscientizar de suas responsabilidades, riscos e perigos de atitudes e práticas. O que configura em uma questão complicada a se tratar no que refere à qualidade e segurança de instituições.

“Apesar de a saúde ter evoluído de forma muito forte nos aspectos dos materiais, equipamentos e da tecnologia em geral, a evolução da formação profissional não acompanhou essa mesma linha”.

Ainda segundo Heleno o esperado é que a publicação auxilie na redução dessa deficiência, da formação inicial ao profissional de saúde em atividade. A obra que contém 188 páginas divididas em oito capítulos será lançada no dia 22 de setembro às 17h, durante a terceira edição do Congresso Internacional de Acreditação.

O evento é organizado pelo CBA em parceria com a Joint Commission International (JCI).

Serviço:

Lançamento do livro: “Qualidade e segurança em saúde: os caminhos da melhoria via Acreditação Internacional – relatos, experiências e práticas”

Data: 23 de setembro, terça-feira, 17h.

Endereço: Windsor Barra Hotel – Avenida Lúcio Costa, nº 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Compartilhe!