Gestão

Fusão cria maior empresa de telemedicina da América Latina.

Por Roberta Massa | 22.10.2015 | Sem comentários

União das empresas Telelaudo e Pró-laudo é resultado do crescimento acelerado da área no país.

A união das empresas brasileiras Telelaudo e Pró-laudo – que acaba de ser anunciada – cria a maior empresa de telemedicina aplicada a exames de radiologia da América Latina, com capacidade para emitir 60 mil laudos por mês e uma equipe médica de 150 radiologistas. A fusão visa atender a grande demanda por laudos a distância no país: hoje a telemedicina é realidade tanto em pequenas clínicas em cidades do interior quanto em grandes centros de saúde, pela eficácia e vantajosa relação custo benefício.

“Percebemos uma mudança no mercado brasileiro: antigamente a telerradiologia era um quebra-galho, uma ajuda para momentos de grande demanda, férias do radiologista ou para cobrir plantões. Hoje a telerradiologia é parte da estratégia das instituições, que conseguem emitir laudos cada vez mais especializados em qualquer lugar do país”, explica Flávio Lanes, radiologista e diretor executivo da empresa.
Regulamentada no Brasil em 2010, a telerradiologia crescerá 5 vezes nos próximos três anos, de acordo com o especialista. Dados da consultoria Health IT News Direct projetam que a área irá crescer de US$ 9,8 bilhões, em 2010, para US$ 23 bilhões em 2015 no mundo todo. Nos Estados Unidos, 75% dos serviços de radiologia utilizam a telemedicina diariamente.

Os motivos desta expansão são muitos: maior acesso à internet, necessidade de laudos radiológicos em cidades com poucos médicos e zero risco de um grande hospital ficar sem radiologista para os laudos: hoje é possível ter acesso a um laudo emitido por um radiologista atuante e formado nos melhores centros médicos em até 30 minutos, durante as 24 horas do dia. “A telerradiologia melhora a vida dos pacientes, que podem ter um diagnóstico preciso sem se deslocar para os grandes centros”, afirma.

“A nova empresa terá capacidade para atender qualquer cidade brasileira e instituição de qualquer porte”, explica Lanes. A empresa conta ainda com a parceria da norte-americana ConnectRad, responsável pelo Sistema Operacional da telerradiologia.

Diagnóstico a distância

Outro motivo da expansão é a facilidade no funcionamento. A instituição de saúde realiza o exame, normalmente, e envia as imagens por meio da internet. O radiologista brasileiro, que pode estar em qualquer lugar do mundo, analisa e emite o laudo. O pagamento é feito sob demanda e o sistema funciona 24 horas. “Temos radiologistas brasileiros, por exemplo, que estão na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fazendo cursos de aprimoramento e continuam trabalhando para o Brasil”, explica.

Compartilhe!