Gestão

São Vicente de Paulo está no ranking da América Economía Intelligence 2015

Por Roberta Massa B. Pereira | 19.11.2015 | Sem comentários

Publicidade

Hospital comemora 35 anos entre os melhores da América Latina

A consultoria América Economía Intelligence acaba de divulgar o ranking 2015 dos vinte melhores hospitais e clínicas da América Latina. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que está completando 35 anos de fundação este mês, é o único hospital carioca a figurar entre os eleitos, que contempla ainda outras cinco instituições brasileiras.

Este é o sexto ano que o HSVP é incluso na lista dos melhores da saúde, que traz ainda organizações de países como México, Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica e Chile.

Para a qualificação, 200 hospitais foram inscritos, mas apenas 43 fizeram a pontuação mínima, para serem considerados instituições de qualidade. Foram considerados aspectos como: segurança e dignidade do paciente; capital humano,  considerando equipe médica, enfermeiros e governança; capacidade, ou seja, leitos, especialidades médicas, exames laboratoriais, cirurgias, além de investimentos; gestão do conhecimento; eficiência, considerando variáveis ??de eficiência médica, como as taxas de ocupação de camas ou salas de operações, eficiência financeira (balanços e demonstrações de resultados) e mecanismos de gestão da qualidade; e prestígio, que considera, por meio de pesquisas, o feedback dos médicos e hospitais leitores América Economia inscritos no portal web participantes, além de metas, conquistas e alianças estratégicas alcançado pelas instituições.

O ranking da América Economía Intelligence busca instituições em que diagnóstico científico e inovação de processos se casam, com aumento da complexidade e constantes transformações. “Estarmos no ranking de clínicas e hospitais 2015 confirma o compromisso da direção do nosso hospital com a qualidade, complexidade e excelência dos serviços que prestamos para atender as necessidades dos pacientes”, analisa Irmã Marinete Tibério, Diretora Executiva do HSVP.

Além do HSVP, que ficou na 20ª posição do ranking, fazem parte da listagem dos melhores na América Latina, as seguintes instituições brasileiras: Hospital Israelita Albert Einstein (SP), 1ª colocação; Hospital Samaritano (SP), 6ª colocação; Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), 14ª colocação; Hospital Moinhos de Vento (RS), 16º colocado; Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), 23º colocado e; Hospital Infantil Sabará (SP), 29º lugar. Em comum entre eles, a acreditação da Joint Commission International, maior agência de avaliação da qualidade em saúde do mundo

HSVP comemora 35 anos

Em setembro, o HSVP, completa 35 anos de fundação e administração das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo. Para isso, eventos internos comemorativos estão sendo realizados com a equipe de assistência e colaboradores dos demais setores.

O destaque do mês é a inauguração da nova central de esterilização de materiais (CME), que será inaugurada no próximo dia 24 de novembro, às 15h, no Centro de Convenções da unidade.

A CME será responsável pelo recebimento de todos os materiais utilizados no hospital, como instrumental, roupas para o campo cirúrgico, material de ventilação/inalação, afim de descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, antes de seu retorno ao uso nos diversos setores da instituição.

“Podemos fornecer material permanentemente com segurança, garantindo que os parâmetros preestabelecidos para o processamento dos materiais foram atingidos e que são reproduzíveis. Outro diferencial é que, aqui, os serviços serão executados por enfermeiros técnicos e auxiliares de enfermagem”, explica a Diretora de Enfermagem do HSVP, Irmã Josefa Coissi.

Ao todo, farão parte da equipe duas enfermeiras, oito técnicos de enfermagem, cinco auxiliares de enfermagem e dois colaboradores de serviços gerais.

Compartilhe!