Educacional

Teoria aliada à prática é diferencial de especialização em qualidade em saúde

Por Roberta Massa | 06.01.2016 | Sem comentários

O curso de especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação que o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), oferece a profissionais que atuam na área de saúde, tem se mostrado completo na capacitação e formação dos alunos que, focados na promoção da qualidade, concluirão o curso em condições de implantar mudanças e melhorias na saúde para a população brasileira.

O diferencial é a estreita relação entre teoria e prática. Além das aulas ministradas por renomados profissionais do mercado, são promovidas visitas em instituições acreditadas com o objetivo de mostrar aos discentes como acontece no dia a dia de um hospital, o que é abordado em sala.

“O curso alia bem teoria e prática. Os professores têm muito conhecimento, por isso fazem muitos relatos sobre suas experiências, mas acredito que nas visitas, como a que fizemos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), conseguimos ver na prática o que é passado em sala, o que é muito importante e proveitoso”, afirma Sérgio Roberto Martins de Souza, enfermeiro do banco de tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e aluno da primeira turma da especialização.

Para a administradora e gestora de qualidade hospitalar Martha Lima, que ministra a disciplina Gerenciamento do Ambiente em Instituição de Saúde, a visita a unidade hospitalar foi fundamental para que os alunos observassem o processo de gerenciamento do ambiente em uma instituição acreditada. “Os alunos elaboraram um check-list de observação e foram para campo avaliar os pontos em relação ao ambiente. Após a visita, elaboraram e apresentaram um relatório. Foi um trabalho de observação muito consistente e de muita resolutividade”.

Cláudia da Rocha Silva, supervisora de enfermagem do INTO, que também está cursando a especialização, avalia essa experiência na visita ao hospital como excelente: “A visita ao HSVP foi uma das melhores coisas que aconteceram no curso. Acho que deveriam ter até mais visitações. É na visita que você percebe o que você agregou de conhecimento. Não sabia que a visita seria tão proveitosa. Você acaba tendo uma visão diferente do que aprende em sala”.

Sobre o resultado alcançado na especialização, Sabrina Neves Fernandes, administradora da Pronep, comemora: “Estou gostando bastante do curso por conta do conhecimento do corpo docente e da troca de experiências com os demais profissionais. Além do que consigo trazer o que aprendo em sala para a empresa que trabalho”.

As inscrições para a próxima turma do curso Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação já estão abertas. Mais informações em http://cbacred.org.br/ensino/especializacao.asp.

Compartilhe!