Qualidade

Saúde de Paraty tem salto de qualidade

Por Roberta Massa B. Pereira | 11.02.2016 | Sem comentários

Publicidade

Um novo Pronto-Socorro Municipal, uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas, gestão compartilhada do Hospital Municipal, melhorias nos postos de saúde e revitalização do CIS (Centro Integrado de Saúde): a Saúde Pública em Paraty vive um novo tempo.

A Prefeitura de Paraty avança na área da saúde com a reestruturação da rede básica, fazendo vistorias periódicas para gerar melhorias ao atendimento da população, desde a construção de novos postos, como no Taquari e em Trindade, até reparos diários nas instalações físicas das unidades.

Ainda este ano, dentro do programa de reestruturação da rede básica, será iniciada a construção de quatro novos postos, como o da Jabaquara, feito com a verba do Programa Revitaliza SUS.

O CIS, Centro Integrado de Saúde, que engloba também no mesmo prédio a Saúde da Mulher, a Pediatria e o CEO (Centro de Especialidade Odontológica) estão sob nova direção e ampliando a oferta de especialistas na área, adequando as instalações físicas com novos consultórios, pintura e equipamentos.

As melhorias continuaram significativamente  com a reforma nas instalações gerais e no Centro-cirúrgico da Santa Casa.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde de Paraty, Fernando Moreno, a secretaria tem se preocupado em manter as características originais da Santa Casa, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e receberá apenas internações quando o novo Pronto-Socorro Municipal estiver pronto.

Moreno afirma que novo pronto-socorro terá uma moderna estrutura de atendimento para a população de Paraty. Esta obra foi viabilizada através de um convênio de R$ 15 milhões com a Eletronuclear.  “Projetamos um hospital que vai atender todas as necessidades da população paratiense e dos turistas”.

Como parte das transformações na área da Saúde, a UPA 24h Sybel dos Santos Barros vai representar um grande salto de qualidade no atendimento aos usuários da rede de saúde do município, e junto ao hospital, será gerida pela Viva Rio, em gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde.

A unidade de pronto-atendimento, com 48 módulos construídos no estacionamento do hospital, foi entregue no dia 4 de fevereiro.

Os módulos são climatizados, com boa iluminação e fácil limpeza, proporcionando assim um atendimento de qualidade a população de Paraty, que terá acesso ao atendimento com especialistas e clínicos gerais durante 24 horas.

Fonte: G1-10.02.2016

Compartilhe!