Tecnologia

Rondônia inaugura moderno laboratório de patologia e análises clínicas

Por Roberta Massa B. Pereira | 19.02.2016 | Sem comentários

Com equipamentos de última geração e capacidade para realizar dois mil exames por hora, será inaugurado em Porto Velho, RO, na nesta sexta-feira (19), o Laboratório Estadual de Patologia e Análises(Lepac).

Segundo o coordenador estadual de Patologia, o biomédico Gleense Cartonilho, serão realizados no Lepac 147 tipos de exames, dos quais 69 até agora são realizados fora do estado, levando em média de 7 a 15 dias para chegarem os resultados, tempo que cairá para 4 horas.

Gleense Cartonilho disse que o projeto para criação do Laboratório Estadual teve início em 2013, quando o Governo de Rondônia investiu cerca de R$ 1,3 milhão na construção do prédio.

Para equipar o laboratório, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu processo de licitação nacional para contratar, em forma de aluguel, os equipamentos com fornecimento de insumos no valor R$ 5,5 milhões por ano.

“Através do processo licitatório, o governo conseguiu que os exames em média ficassem 25% mais baratos em comparação à tabela do Sistema Único de Saúde (Sus)”, destacou Cartonilho.

O laboratório conta com um sistema todo automatizado, que começa desde a coleta, que sai da unidade onde o paciente foi atendido com código de barra, sendo rastreado até o laboratório. “O resultado do exame não será impresso em papel.

Ficará disponível no sistema da unidade hospitalar que solicitou o exame, à disposição do prontuário do paciente”, destacou o biomédico, dando ênfase à segurança, agilidade do resultado e à economia.

Os equipamentos já foram montados e uma equipe formada por 45 profissionais, sendo 20 de nível superior, entre biomédicos e bioquímicos, e 25 de de nível técnico, está sendo treinada.

Fonte: LabNetwork-19.02.2016

Compartilhe!