Gestão

Cardiologista do Hospital Santa Catarina faz alerta: “Crise financeira pode afetar a saúde dos brasileiros”

Por Roberta Massa B. Pereira | 09.03.2016 | Sem comentários

Publicidade

Cardiologista alerta que, além do bolso, cenário econômico incerto traz inúmeros problemas de saúde.

Demissões, contenção de gastos, aumentos nos preços de energia e água, além dos impostos de início do ano.

Fatores como estes têm atingido fortemente as finanças de muitos brasileiros, e, consequentemente, atrapalhado noites de sono e gerado muito estresse, o que, sem dúvida, prejudica fortemente a saúde.

Para o coordenador médico do Centro de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, Prof. Dr. Walter Gomes, “cada pessoa reage de maneira distinta às situações ruins do dia a dia.

Resfriados, gripes, aumento de peso, problemas de pele e alergias podem ser sinais de baixa imunidade e de que algo mais grave está a caminho. Identificar e reagir de forma rápida a esses sintomas pode fazer a diferença a favor da saúde”.

Criar hábitos saudáveis é outro aspecto que favorece o bem-estar neste período de incertezas. “Realizar atividade física, manter as rotinas de alimentação e de sono são ações que ajudam a enfrentar o período turbulento”, destaca o cardiologista.

O médico elenca três ações que, inseridas ao cotidiano, ajudarão a concentrar energias para enfrentar os dias difíceis:

Controle a ansiedade (e o apetite):

Para compensar notícias ruins ou momentos difíceis, algumas pessoas perdem o controle e abusam de doces, refeições gordurosas, frituras e refrigerantes. Esta atitude pode trazer graves problemas gástricos e cardíacos, como colesterol, diabetes, hipertensão, etc. Fique atento!

Saia da rotina: a ociosidade traz também uma rotina desgastante para muitos.

Praticar atividade física, ao menos três vezes por semana, ajuda a ‘oxigenar os pensamentos’ e concentrar as energias positivas para enfrentar as dificuldades;  

Mantenha a calma: muitas pessoas, mesmo empregadas, ficam com receio de serem demitidas e, com isso, acabam prejudicando o próprio desempenho.

Em vez de pensar em eventuais problemas, é vital manter o foco, controlar suas ações e buscar soluções.

Fonte: Hospital Santa Catarina-09.03.2016

Compartilhe!