Gestão

Hospital Madre Teresa realiza encontro sobre o Lean

Por Roberta Massa B. Pereira | 07.04.2016 | Sem comentários

No último dia 28, o Hospital Madre Teresa (HMT) realizou o evento “Implantação de uma gestão enxuta para o aumento da produtividade e redução de custos na área da saúde”.

A iniciativa foi voltada para público interno do HMT além de diretores, dirigentes e profissionais da área da saúde e segundo a coordenadora do Serviço de Qualidade do HMT Waldirene Batista, “o encontro teve o objetivo de disseminar a filosofia Lean, além de apresentar os casos de sucesso do Hospital”.

A abertura ficou por conta de “um velho conhecido” da casa que atua na orientação dos processos de implantação do Lean na Instituição. “Estar aqui significa que o Hospital está empenhado em disseminar e implantar a cultura Lean”, afirma o diretor técnico da UBQ, Antonio Augusto Santos.

Com o tema “A saúde do Lean na Saúde – Um panorama Global” o membro do Lean Enterprise Institute USA, Sammy Obara ministrou a palestra central do encontro que pontuou como as novas tecnologistas tem papel fundamental na redução de custo. “A tecnologia deve ser usada para melhorar a gestão de pessoas e essa cultura de qualidade deve partir principalmente dos gestores que estão em hierarquias mais altas”.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Hospital Madre Teresa e a União Brasileira para Qualidade (UBQ).

Três casos foram apresentados por colaboradores do HMT. A coordenadora do Ambulatório, Thaís Gramigna falou sobre o tema: “Redução em 91% de não conformidades das guias enviadas ao faturamento”. “O aumento do número de agendamentos através do nivelamento da demanda” foi o tema apresentado pelo coordenador da Central de Marcação de Consulta e Exames, Pedro Henrique Costa.

Já o coordenador do Serviço de Manutenção do HMT, Leanderson Felipe Alves falou sobre o tema “Redução em 70% as pendências das ordens de serviço”.

O que é a UBQ?

A União Brasileira para a Qualidade – UBQ é uma entidade civil para fins não econômicos, que trabalha para difundir os conceitos e as práticas da Qualidade com o objetivo de ajudar as organizações a compreenderem e a incorporarem essa filosofia em seus processos e, com isso, obterem resultados cada vez mais satisfatórios.

Tendo empresas e cidadãos como associados, a UBQ busca, por meio da articulação política e institucional, estabelecer parcerias estratégicas com foco no desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade. São diversas ações que promovem capacitação pessoal e profissional, intercâmbio de experiências, debates sobre modelos de gestão pela Qualidade e iniciativas de mobilização social para a Melhoria Contínua.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 07.04.2016

Compartilhe!