Qualidade

Fórum reúne profissionais para discutir qualidade e segurança de pacientes

Por Roberta Massa | 29.04.2016 | Sem comentários

Evento promovido pelo Hospital São Rafael, referência na área, ocorrerá no dia 05 de maio

As metas internacionais de qualidade e segurança de pacientes, internados em instituições de saúde e em atendimento ambulatorial, vão ser debatidas durante Fórum temático promovido pelo Hospital São Rafael (HSR), no dia 05 de maio.

O evento permitirá a discussão sobre o assunto, além de promover o compartilhamento das boas práticas assistenciais entre os hospitais participantes.

De acordo com a gerente de qualidade e Segurança do HSR, Jacqueline Canuto, o evento tem como objetivo de compartilhar as práticas assistenciais de segurança do paciente e disseminar os conceitos de excelência na gestão entre os participantes – representantes de hospitais de Salvador e do interior do Estado, operadoras e seguradoras – como também a criação um espaço de diálogo permanente sobre segurança e qualidade na assistência aos pacientes e contribuir para a consolidação da Cultura de Segurança, no Estado.

Durante o Fórum, haverá ainda a oportunidade de trocar experiências entre as instituições, através da exposição dos cases/boas práticas. “A aceitação do evento foi tão grande, que em menos de 24 horas, todas as vagas para o Fórum se esgotaram”, informa Jacqueline.

Ainda de acordo com ela, no dia seguinte o hospital estará promoverá um Curso, para o público interno sobre, “Segurança do Paciente: da aviação para a medicina”. Os instrutores serão o médico cirurgião Alfredo Guarischi e o Tenente coronel da Aviação, Felipe Koeller.

O grande interesse pelo evento se deve à referência na área. Um exemplo claro disso foi o HSR ter recebido reconhecimento como primeira instituição com acreditação plena, pela ONA, e por distinção de TEV (Tromboembolismo Venoso), no Norte e Nordeste.

Paralelo com a Aviação

Um os momentos mais esperados do Fórum, que ocorrerá das 8h às 17h, é a participação do investigador sênior de Acidentes Aeronáuticos, o Tenente Coronel Aviador, Felipe Koeller Vieira e do cirurgião Alfredo Guarischi. Eles irão falar sobre o Paradigma da Aviação na Segurança Hospitalar. Haverá ainda uma mesa onde será apresentado a implantação dos Planos terapêuticos e gerenciamento dos protocolos. Será apresentada também a metodologia do gerenciamento do protocolo de TEV (Tromboembolismo Venoso), que possibilitou o HSR a conquistar a Certificação por Distinção na prevenção da TEV, em julho de 2015.

Fonte: ANAHP- 29.04.2016

Compartilhe!