Gestão

Acreditação, muitos buscam, poucos alcançam…

Por Roberta Massa | 05.05.2016 | 2 comentários

A acreditação é um método de avaliação dos recursos disponíveis nos hospitais, é realizado de forma voluntária, confidencial e periodicamente. O processo de acreditação tem como objetivo garantir a qualidade e a melhoria contínua dos processos assistências e de gestão.

Para se manter competitivo no mercado muitos hospitais buscam as empresas acreditadoras, porém devido à falta de preparo, muitos deles não conseguem passar pela avaliação necessária para o processo de acreditação.

Para que um hospital tenha condições de buscar e alcançar qualquer acreditação é necessário que o mesmo tenha seus processos padronizados e muito bem definidos, a instituição necessita ter responsabilidade e comprometimento com a segurança do paciente e deve prezar pela ética profissional em todos seus campos de atuação.

Além desses princípios básicos os hospitais devem ter como base um Modelo de Excelência de Gestão que seja baseado em níveis de estrutura, processos e resultados.

O modelo de excelência de gestão utilizado na instituição deve expressar fundamentos reconhecidos internacionalmente, que deverão ser traduzidos nas melhores práticas e resultados, aplicados as legislações.

Destaco abaixo alguns fundamentos reconhecidos internacionalmente que devem traduzir as melhores práticas e resultados na Instituição:

• Liderança: os lideres devem ser os responsáveis pelo alcance dos resultados que tem como objetivo a satisfação dos Stakeholders.
• Estratégia: o hospital deve analisar as suas estratégias em relação ao mercado, identificando e direcionando as suas ações, em busca da maximização dos seus resultados, através da elaboração de planos de ação com metas e prazos.
• Desenvolvimento de pessoas: a instituição deve criar condições que possibilitem a realização profissional e as relações humanas através do comprometimento e do trabalho em equipe, o clima organizacional deverá contribuir para a excelência no desempenho do hospital.
• Orientação por processos: o gerenciamento da instituição deve ser realizado de forma corporativa e desmembrado até o nível operacional através de análise de indicadores de desempenho.
• Segurança: o hospital deve garantir um ambiente seguro com ações de prevenção que reduzam os eventos adversos.
• Prevenção: a instituição deve ter capacidade em se antecipar aos fatores desejáveis e indesejáveis, imprevistos e as necessidades dos clientes e dos Stakeholders.
• Inovação: promover um ambiente favorável a criatividade e implementação de novas ideias e tecnologias que possibilitem um diferencial competitivo do hospital em relação ao mercado.
• Melhoria contínua: realização de análise crítica dos processos assistências e de gestão, permitindo a melhoria contínua baseada em indicadores de desempenho e planos de ação que possibilitem a elevação do nível de performance da instituição.

Vale destacar que foram citados somente alguns fundamentos, os não mencionados são extremamente importantes e também merecem atenção na aplicação de um modelo de excelência de gestão.

Além da implementação dos fundamentos é necessário que o hospital tenha total conhecimento dos seus processos e que os profissionais estejam comprometidos com processo de acreditação.

Ao assumir o compromisso de uma acreditação a direção deve priorizar as ações necessárias que garantam o processo, tendo ciência de que adequações na estrutura física necessitarão de investimentos que irão gerar custos que nem sempre estão disponíveis às Instituições.

Todos esses fatores contribuem para que muitas instituições iniciem o processo de acreditação mas acabam por não finalizá-lo.

A avaliação para acreditação é extremamente importante, é através dela que o hospital consegue realizar seu diagnóstico situacional, podendo identificar seus pontos críticos e traçar estratégias para melhoria dos seus processos, para que assim se prepare adequadamente para a acreditação, mesmo que isso necessite de mais tempo.

Até a próxima.

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