Tecnologia

Robôs de telepresença em UTI auxiliam interação entre médicos no Hospital Oswaldo Cruz 

Por Roberta Massa | 05.05.2016 | Sem comentários

Tecnologia permite a interação à distância entre médicos e a UTI do hospital

Dois robôs de telepresença foram colocados em operação na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para auxiliarem a interação entre médicos intensivistas e os médicos responsáveis por pacientes internados na unidade.

A tecnologia permite que os profissionais façam a discussão de casos em situações de necessidade, quando o médico assistente do paciente não estiver presente na UTI.

Por meio da aquisição destes robôs de presença, o complexo hospitalar tornou-se a única instituição particular de saúde no Brasil a deter essa tecnologia e oferecer este serviço de telemedicina como apoio aos cuidados médicos de seus pacientes.

Produzido pela empresa Inbot Technology da China, o robô de telepresença tem autonomia de bateria de quatro horas e carregamento rápido. Além disso, ele tem fixação ajustável para tablets de 7 a 10 polegadas e cabeça móvel que permite fazer os movimentos..

O equipamento conta com uma rotação de 360°, quatro níveis de velocidade e sistema de prevenção de colisão e queda, que auxiliam a livre circulação pelos corredores e salas da UTI sem que ele sofra algum dano.

“O robô não substitui a presença do médico intensivista na UTI. Ele está lá para auxiliar o contato, através da telemedicina, em casos que o médico titular está distante e não conseguiria chegar a tempo para uma consulta emergencial com o doente”, explica o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, superintendente de Educação e Ciências, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Outra vantagem é poder controlar o robô mesmo em longas distâncias, basta que o médico intensivista acesse o aplicativo do robô e faça a conexão, via wi-fi, para assumir o controle, o que pode ser feito, inclusive, através de smartphone.

“Ver o paciente, seus sinais vitais, a forma como ele está reagindo, e discutir simultaneamente com médico plantonista traz informações importantes para o atendimento adequado, além de ajudar a evitar riscos e complicações que podem ser geradas”, diz Fernandes.

Para ele, a ideia é o robô fazer cada vez mais parte da rotina de atendimentos da UTI. Futuramente, devido as suas múltiplas funções, poderá ser possível que familiares dos pacientes que não estejam no hospital tenham contato audiovisual com a pessoa internada e com a equipe médica.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas.

Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br

Fonte: Conteúdo Comunicação-05.05.2016

Compartilhe!