Educacional

Aumenta o número de capacitações na área de odontologia hospitalar

Por Roberta Massa B. Pereira | 11.05.2016 | Sem comentários

Publicidade

Objetivo é promover a redução de problemas causados na área da saúde bucal e suas decorrências

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) está ampliando a programação de eventos na área da Odontologia Hospitalar.

Realizados ao longo deste ano, a IV Jornada de Cirurgia Ortognática e Ortodontia Complicações, o Curso Teórico-Prático de Artroscopia – Articulação Temporomandibular (ATM) e o XI Curso de Odontologia Hospitalar, são destinados à formação de equipes multidisciplinares, compostas por médicos, cirurgiões-dentistas e demais profissionais ligados ao atendimento do paciente.

“O tema é de extrema relevância para a saúde como um todo. Estudos científicos comprovam a efetiva contribuição do atendimento odontológico na redução de infecções e doenças sistemáticas causadas pela proliferação de fungos e bactérias, em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva, por exemplo”, destaca o Dr. Luiz Carlos Souza Manganello, cirurgião dentista Buco-Maxilo-Facial do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e coordenador dos três eventos.

“No curso de Odontologia Hospitalar, estamos trazendo o odontologista para dentro do hospital para lidar com situações clínicas de pacientes dos mais variados tipos, como gestantes, diabéticos, cardiopatas e hipertensos, oncológicos, entre outros.

Além disso também vamos abordar temas ligados ao atendimento em consultório, como biópsia e anatomia patológica de lesões na boca, dores faciais e anestesia. São questões que antigamente não eram trabalhados em conjunto por médicos e dentistas”, ressalta o Dr. Alfredo Salim Helito, clínico geral e médico de família do Hospital Sírio-Libanês e também coordenador do curso que é oferecido por módulos, o que permite o conhecimento e aprimoramento de acordo com a necessidade do profissional.

Palestrantes internacionais e conhecimento prático

As deformidades faciais envolvendo os ossos da face e os dentes serão abordados na IV Jornada de Cirurgia Ortognática e Ortodontia Complicações, que tem também a coordenação da Dra. Maria Eduina Silveira.

O evento contará com as participações dos palestrantes internacionais Prof. Dr. Adrian Carlos Bencini (Argentina), Dr. Alejandro Martínez Garza (México) e Dr. Simonas Grybauskas (Lituânia).

Já os casos de Articulação Temporomandibular (ATM) – problemas nas articulações, registrados em sua maioria nas mulheres – serão o tema do Curso Teórico-Prático de Artroscopia – Articulação Temporomandibular (ATM) que irá priorizar o aprendizado na prática, incluindo manequins que simulam com riqueza de detalhes as estruturas da ATM.

Serviço
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home

Fonte: MaxPress-10.05.2016

Compartilhe!