Saúde

Cirurgia rara é realizada no Hospital Moinhos de Vento

Por Roberta Massa B. Pereira | 01.06.2016 | Sem comentários

Publicidade

Procedimento contou com a participação de especialista do Johns Hopkins All Children’s Hospital

O que você faria se fosse seu filho? Essa foi a pergunta que os pais de um paciente de apenas quatro anos, portador de um tumor na medula, fizeram ao médico do Hospital Moinhos de Vento. Em resposta, o neurocirurgião Gustavo Isolan foi enfático na posição. “Temos que agir. Vamos trabalhar com o especialista que tem o maior número de pacientes operados no mundo com esta doença e buscar uma solução conjunta”.

Diante dessa decisão, o diretor do Instituto de Ciências de Proteção do Cérebro do Johns Hopkins All Children’s Hospital, George Jallo, foi chamado para integrar a equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento.

O procedimento, que iniciou às 7h30 de segunda-feira (23), durou quatro horas. O tumor estava localizado na medula espinhal, muito próximo ao tronco cerebral.

Nesta região, milímetros fazem a diferença pela proximidade do centro respiratório e cardiovascular. Por isso, a cirurgia foi conduzida com o auxílio de um sistema auxiliar de monitorização neurofisiológica intra-operatória, o que permitiu que a cirurgia transcorresse sem provocar lesão ao tecido cerebral saudável.

Este tipo de tumor, que se origina no interior da medula espinhal, pode levar à perda de força, paralisias e morte se não tratado a tempo. A cirurgia é o tratamento de escolha na maioria dos casos.

“A iniciativa reforça a importância da cooperação médica numa força-tarefa na busca da excelência assistencial. Não há mais fronteiras. Sempre há espaço para buscarmos o melhor ou, no mínimo, aquilo que faríamos para um parente próximo”, ressalta o neurocirurgião Gustavo Isolan. Até a data da cirurgia foram realizadas diversas reuniões por videoconferência entre a equipe do Hospital Moinhos de Vento e o grupo de trabalho de especialistas dos Estados Unidos.

“Realizo cirurgias em outros países, mas nunca me senti tão à vontade como aqui no Hospital Moinhos de Vento, junto à equipe que participou desse procedimento. Esse caso foi muito complicado, mas me senti muito confiante, a partir das videoconferências e da discussão do caso com a equipe”, salienta George Jallo.

O Hospital Moinhos de Vento conta com equipamentos e tecnologia de ponta para o tratamento das mais complexas neurocirurgias, afirma a Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, Sheila Martins.

Para o pai da criança, Ricardo Dorneles Furtado, essa estratégia surge como uma alternativa para aqueles pacientes que necessitam de um atendimento diferenciado, onde o especialista do exterior vem ao encontro do paciente, dispensando a necessidade de viagens e a dificuldade com o idioma. “Inicialmente, chegamos a montar um plano para realizar o procedimento fora do País. Mas a possibilidade de trazer um médico de referência para realizar a cirurgia, usando a estrutura que já temos em Porto Alegre, poupando o deslocamento da nossa família aos EUA, chamou nossa atenção. O resultado? Toda uma família feliz”, comemora.

Também participaram da cirurgia os médicos Gustavo Gabellini (neurofisiologista), Gustavo Ayala de Sá (anestesista), Joao Ronaldo Mafalda Krauzer (pediatra), além de toda a equipe da UTI pediátrica do Hospital Moinhos de Vento.

Afiliação com a Johns Hopkins Medicine International
Em 2013, o Hospital Moinhos de Vento afiliou-se à Johns Hopkins Medicine International, braço internacional do Johns Hopkins Medicine. A relação possibilita assistência compartilhada aos pacientes e troca de experiências entre as equipes médicas, além de promover eventos, visitas e programas de aprimoramento.

O Johns Hopkins All Children’s Hospital está localizado em St. Petersburg, Flórida, Estados Unidos e combina um legado de cuidado com foco exclusivo em crianças desde 1926 com a inovação e experiência de um dos principais sistemas de saúde do mundo, Johns Hopkins Medicine.  O Instituto de Ciências de Proteção do Cérebro do Johns Hopkins All Children’s Hospital é um centro dedicado ao tratamento de doenças e proteção da saúde do cérebro, da infância à idade adulta, proporcionando os melhores desfechos.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento-01.06.2016

Compartilhe!