Gestão

Hospitais se preparam para receber recurso estrangeiro

Por Roberta Massa | 20.06.2016 | Sem comentários

Hospitais privados do país têm tomado medidas para profissionalizar seus negócios e torná-los mais atrativos a investidores estrangeiros.

Entre as iniciativas estão mudanças de gestão, busca por certificação internacional, auditoria externa e estímulo a políticas de compliance.

O setor passa hoje por um processo de consolidação semelhante ao vivido pelo mercado de educação nos últimos anos, afirmam analistas.

“Muitos hospitais, principalmente os pequenos e médios, estão se estruturando. É claro que a possibilidade de aportes vindos do exterior tem um peso grande nesse movimento”, diz Thiago Sandim, sócio do Demarest.

A entrada de capital estrangeiro em hospitais foi liberada em janeiro de 2015.

A consolidação do setor só não ocorreu na velocidade esperada pois a abertura veio em um momento de desaceleração da economia, analisa Marcos Boscolo, sócio da KPMG.

Além disso, entraves como gestões pouco profissionalizadas e fragilidade de contratos trabalhistas têm dificultado negociações, afirma Francisco Balestrin, presidente da Anahp, associação que reúne hospitais privados.

São essas barreiras que as empresas do setor hoje buscam resolver. “Grande parte dos hospitais ainda não tem estrutura de governança nem auditoria, mas o interesse em fazer mudanças internas tem crescido muito”, diz Boscolo

Fonte: Folha de São Paulo-20.06.2016.

Ebook Planejamento Estratégico na Área da Saúde, baixe agora por apenas R$9,90. 

Compartilhe!