Educacional

A.C.Camargo firma parceria com Publisher do grupo Springer Nature

Por Roberta Massa | 23.06.2016 | Sem comentários

Por ser um centro especializado e integrado para diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, sendo responsável inclusive por uma grande produção científica, o A.C.Camargo Cancer Center figura em um seleto time de instituições composto também por instituições dos Estados Unidos, Canadá e Europa que são classificadas como “Cancer Center”.

Dentre os diferenciais, está a mais representativa produção científica do Brasil na área de Oncologia. A Organização publicou 168 artigos em revistas indexadas de maior relevância na área ao longo de 2015.

Com o objetivo de fortalecer sua atuação internacional em pesquisa, o A.C.Camargo anuncia a parceria com a BioMed Central, que é publisher de acesso aberto do grupo britânico Springer Nature.

Com o acordo firmado, a revista Applied Cancer Research – criada e editada pela instituição paulista – passa a fazer parte do portfólio da BioMed e, desta forma, ganha ampla visibilidade. “Com este reposicionamento, acreditamos que, em médio prazo, será possível atingirmos a meta de indexar a revista nas mais importantes plataformas.

É um investimento baseado no entendimento da importância da divulgação do trabalho científico de qualidade”, destaca a cientista e Superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo, Vilma Regina Martins.

A Applied Cancer Research é uma revista científica online de acesso gratuito em qualquer lugar do mundo. O sistema para submissão de trabalhos, também de acesso livre e aberto, está disponível. Serão aceitos para análise os manuscritos integralmente produzidos em inglês e que sejam trabalhos originais nos seguintes formatos: artigo de pesquisa com dados inéditos, artigo de revisão dos dados da literatura sobre determinado tema voltado ao câncer, relato de caso ou carta para o editor.

O escopo da revista abrange a Oncologia como área central e as subáreas incluem aspectos clínicos, cirúrgicos e translacionais como genética, patologia, diagnóstico, tratamento, cuidados com o paciente e epidemiologia. “A Applied é uma revista multidisciplinar, que propicia a troca de informações importantes entre pesquisadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas de saúde com foco na prevenção, melhor qualidade de vida do paciente durante e após o tratamento e diminuição das taxas de mortalidade”, destaca o patologista, professor de Oncologia do A.C.Camargo, Professor Titular de Patologia da Unicamp e editor-chefe da Applied Cancer Research, José Vassallo.

O projeto de internacionalização da revista inclui o cumprimento de diretrizes para indexação da revista em plataformas como a Bireme e Pubmed. Para tanto, a publicação passa a ter sua política editorial adequada aos critérios da BioMed Central, elaboradas com base nos códigos de conduta do World of Medical Editor, doInternational Commitee of Medical (WAME), do International Commitee Journal Editors (ICMJE) e do Commitee on Publication Ethics (COPE).

Revista científica peer review (revisada por pares), a Applied Cancer Research reúne em seu Conselho Editorial especialistas de outras instituições brasileiras como Instituto D´Or, Universidade de São Paulo e Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e de outros sete países, casos de Universidad Catolica (Chile), University of Southern Denmark (Dinamarca), Universidades de Salamanca e de Barcelona (Espanha); Johns Hopkins University, Washington University School of Medicine e MD Anderson Cancer Center (Estados Unidos); Istituto Europeo di Oncologia (Itália), National Laboratory of Health (Luxemburgo) e Universidade Federal do Porto (Portugal).

Fonte: LabNetWork-23.06.2016.

Compartilhe!