Saúde

Sodexo patrocina palestra sobre humanização hospitalar para pacientes oncológicos

Por Roberta Massa B. Pereira | 30.06.2016 | Sem comentários

A Sodexo On-site, empresa especializada em serviços de qualidade de vida, foi uma das patrocinadoras e participantes do Ganepão 2016, maior Congresso da América Latina na área de nutrição e saúde, em São Paulo.

Realizado há 38 anos, o evento, que conta com a participação de mais de 300 renomados professores nacionais e estrangeiros, e que é realizado com o apoio de importantes entidades, conselhos e associações das áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, nacionais e internacionais; promove a conscientização por parte de diversos núcleos de profissionais da saúde quanto à importância de uma visão holística do paciente, integrando médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais do setor.

Neste ano, a partir de palestras de clientes, que utilizam a oferta oferecida pela Sodexo – Douceurs: solução de serviço para pacientes oncológicos – a empresa abordou o tema “Assistência Humanizada ao Cliente Oncológico”, apresentando cases, que mostram a eficácia do produto, ao público do evento.

Eloisa Faleiros, gerente de Atendimento e Hotelaria e Paula Gallo, gerente Financeiro e Marketing, ambas do Hospital Santa Paula/SP; e Dayanna Dalleprani, gerente do Serviço de Nutrição da Unimed (Vitória – ES), explicaram todo o processo da oferta oferecida pela Sodexo, que abrange desde o acolhimento do cliente com câncer até o preparo de pratos especiais, que demandam mais cuidados tanto no aspecto físico quanto emocional, de maneira a levar mais conforto e bem estar ao paciente, adequando-se na maioria das vezes às suas necessidades e predileções.

“Iniciamos nosso trabalho, com o planejamento e conduta a ser seguida pelo corpo clínico. A partir disso, o cardápio diário é montado e oferecido ao paciente de acordo com a dieta que deve ser seguida por ele. Se por algum motivo não tivermos no menu algo que o cliente queira comer, ele pode sugerir o que tem vontade para que possamos atendê-lo da melhor maneira possível”, explica Dayanne Dalleprani.

Já Áurea Caryme Gonçalves Ferreira Melo, que trabalha com alimentação voltada ao tratamento de crianças com câncer, explicou que a descoberta de novas preparações e novos sabores criam expectativas dentro do ambiente hospitalar fazendo com que as crianças sejam estimuladas a descobrir o novo. “O envolvimento dos pais no tratamento dos filhos é essencial. Muitas vezes, as famílias quando solicitadas a responderem os questionários das pesquisas para aprimoramento do nosso trabalho, não o fazem e isso prejudica nossa atuação, pois é fundamental o conhecimento do paciente para que sejamos assertivos na hora de oferecer sempre o tratamento mais adequado, a fim de a amenizar a questão de dores físicas e emocionais”, explica Áurea.

“Acreditamos que se oferecermos um serviço com foco na qualidade, conseguiremos agregar comodidade e sensação de bem-estar à experiência do paciente oncológico e de sua família em todos os processos do tratamento”, conclui Regina Menezes, gerente de célula técnica do Segmento Saúde da Sodexo On-Site.

Sobre o Douceurs

Trata-se de um módulo desenvolvido pela Sodexo para que os pacientes oncológicos possam sentir prazer em alimentar-se, mantendo-se nutridos e capacitados durante o tratamento. Esta solução proporciona segurança aos profissionais de saúde para que estes mantenham seu foco no que realmente é importante: o tratamento clinico de cada paciente. A fim de amenizar os efeitos do tratamento do câncer, os cuidados na escolha dos alimentos e na forma de realizar as refeições devem ser redobrados e daí surgiu a necessidade de diferenciar e individualizar. Assim, foi descoberto que, a oferta de uma alimentação em pequenas porções de conforto, é essencial para a superação do possível desgaste ocasionado pelo tratamento.

Sobre a Sodexo On-site

No Brasil, atuando no segmento há 35 anos, com 35,5 mil colaboradores e cerca de 2 mil unidades operacionais, a Sodexo trabalha para oferecer as melhores opções em Serviços On-site – Alimentação e Facilities Services. Tem ampla gama de serviços integrados e atende a clientes de segmentos como: Corporativo, Indústrias, Educação, Saúde e Energia e Recursos. Com atuação em todo o território nacional, a empresa foi eleita, por nove vezes, pelo prêmio Top of Mind de RH, categoria Serviços de Alimentação Coletiva, e oito vezes pelo Top Hospitalar, do ItMidia, o mais importante prêmio do setor Médico-Hospitalar no País. A Sodexo foi agraciada, também, com o Selo Paulista da Diversidade, na categoria Adesão, que promove a valorização da diversidade no ambiente de trabalho, sobretudo em questões étnico-raciais, de gênero, idade, orientação sexual e pessoa com deficiência.

Fonte: Tamer Comunicação-30.06.2016.

Ebook Planejamento Estratégico na Área da Saúde, baixe agora por apenas R$9,90.

 

Compartilhe!