Inovação

Maternidade Escola investe na modernização do laboratório de microbiologia

Por Roberta Massa | 05.07.2016 | Sem comentários

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) está investindo na automatização do laboratório de microbiologia com o objetivo de modernizar e possibilitar agilidade nos resultados dos exames microbiológicos, eliminando a subjetividade das análises manuais.

Foram investidos R$ 265 mil em equipamentos para a automação de hemoculturas e para  identificação e testes de sensibilidade aos antimicrobianos, o que proporciona eficiência terapêutica e  segurança para o paciente.

“No atual contexto da medicina, a qualidade e a rapidez dos resultados dos exames microbiológicos pode representar a salvação da vida, considerado que, atualmente, o surgimento de bactérias multirresistentes aos antibióticos tem sido frequente, principalmente, em pacientes de UTI”, destaca Sônia Barreto, superintendente substituta.

Visando à melhor operacionalização dos equipamentos, estão sendo realizados treinamentos com os profissionais do laboratório.

A nova tecnologia também será utilizada no apoio ao ensino para os estudantes de farmácia, biomedicina, residência médica e multiprofissional, além da aplicação de pesquisa para toda a comunidade acadêmica da Instituição.

Para Jesaías Rodrigues, microbiologista e especialista em controle de infecção da maternidade, as vantagens da automação na microbiologia clínica permitem a identificação precisa de centenas de microrganismos, muitos dos quais, impossíveis de serem identificados pelos métodos manuais, que dão condições de escolha em dosagem de cada antibiótico, adequando a sua administração ao paciente.

A Januário Cicco é uma instituição 100% SUS que há 66 anos se dedica ao atendimento da mulher do Rio Grande do Norte e é referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e possui ambulatórios especializados de ginecologia em sua infraestrutura.

Fonte: LabNetWork-05.07.2017.

Ebook Planejamento Estratégico na Área da Saúde, baixe agora por apenas R$9,90.

Compartilhe!